Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Botafogo busca ignorar favoritismo dado por Abel Ferreira há um turno

Adversário desta noite, o treinador do Palmeiras joga favoritismo ao título para o Botafogo desde o encontro dos times no primeiro turno

O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, com Luís Castro ao fundo, no jogo contra o Botafogo no Allianz Parque

Há quase cinco meses, quando o Botafogo foi ao Allianz Parque e venceu o Palmeiras por 1 a 0, Abel Ferreira já disse: o rival “tinha tudo para ser campeão”. Um turno depois, os times voltam a jogar nesta quarta (1) e, apesar de não ter a liderança ameaçada em nenhum momento desde então, é o Glorioso que entrará em campo mais pressionado no Nilton Santos, a partir das 21h30, na 31ª rodada da Série A.

“Temos que dar parabéns ao nosso adversário, que tem tudo para ser campeão, pois está fora da Copa e só tem que se preocupar com o Brasileiro”, disse Abel Ferreira após a derrota em São Paulo.

Vale destacar que na ocasião, em 25 de junho, o Botafogo ainda disputava a Copa Sul-Americana. O Palmeiras, por sua vez, ainda estava envolvido nas disputas da Copa do Brasil e da Libertadores. Na época, o discurso do português foi encarado no clube carioca como estratégia para pressioná-los.

A campanha, repetindo o melhor primeiro turno da história dos pontos corridos com 20 clubes, como o Corinthians de 2017, colocou o Botafogo em uma posição no torneio inesperada até internamente.

Após um Carioca ruim, o time começou o Brasileirão desacreditado pela opinião público. Desde então, aconteceu de tudo um pouco. O time disparou na tabela, mas, justamente há um turno, viveu sua primeira turbulência. Dias depois da vitória sobre o Palmeiras, Luís Castro deixou a equipe.

Então, Claudio Caçapa e Bruno Lage comandaram o time, até que o português foi demitido e Lucio Flavio foi alçado à posição, com o aval dos jogadores. O Botafogo, porém, vive seu momento de maior oscilação, sem vencer há quatro jogos em casa. Por isso, entra em campo pressionado nesta noite.

Após a derrota para o Cuiabá, Lucio Flavio foi questionado sobre as frequentes declarações de Abel Ferreira sobre o provável título do Botafogo. Segundo o treinador, não há qualquer impacto na equipe.

“Isso é uma opinião dele (que o Botafogo é o favorito). Como profissional, ele tem as colocações e a visão dele. Entendemos que a competição foi se desenhando em razão de um trabalho feito por todos os profissionais que estão aqui desde o início por mérito. É uma opinião do nosso próximo adversário. Precisamos apenas acreditar no que tem sido feito. Opiniões externas não vão mudar nosso comportamento. Vamos confiar no nosso dia a dia”, afirmou o quarto técnico alvinegro em 2023.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.