O Botafogo estará representado por dois jogadores no futebol dos Jogos Pan-Americanos de 2023: Matheus Nascimento e Diego Hernández. Sem espaço no time de Bruno Lage, o atacante e o meia foram liberados pelo clube para defender as seleções do Brasil e do Uruguai na competição no Chile.
Um dos reforços para o segundo semestre de 2023, Diego Hernández só atuou em quatro partidas desde julho. O clube vê o processo de adaptação como natural. O meia, que completou 23 anos em junho, veio do Montevideo Wanderers-URU e tem passagem pela seleção principal do Uruguai.
Matheus Nascimento soma 55 minutos em quatro jogos desde junho pelo Botafogo. Visto como uma das principais revelações da base, o jogador teve o nome ligado a clubes europeus na última janela, mas não houve acordo. Vale destacar que John Textor, proprietário da SAF, é admirador do jogador.
Nas últimas semanas, Matheus Nascimento e Diego Hernández sequer foram relacionados por Bruno Lage. Assim, sem espaço no time principal, o clube optou por liberar os atletas visando mantê-los em atividade e uma possível valorização nos Jogos Pan-Americanos.
A competição será disputada entre 22 de outubro e 4 de novembro. A Seleção Brasileira inicia a preparação na Granja Comary, em Teresópolis, no dia 9 de outubro, sob comando de Ramon Menezes.
A apresentação de Diego Hernández na seleção uruguaia ainda não tem data definida pela federação.