Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Intercâmbio em meio a jogos decisivos expõe ‘prestígio’ de joia do Botafogo

Matheus Nascimento está na Europa para conhecer instalações de outros clubes de JohnTextor, segundo o Botafogo

Matheus Nascimento, atacante do Botafogo, em atividade no CT Lonier

Levado à Europa pelo Botafogo, Matheus Nascimento desfalcará o time em duas partidas decisivas: Cruzeiro, em Belo Horizonte pelo Brasileirão, e Guaraní-PAR, em Assunção pela Copa Sul-Americana. Se a experiência no dia a dia do Crystal Palace-ING e do Lyon-FRA provam o carinho de John Textor, a ausência neste momento da temporada mostra o pouco espaço da joia na equipe principal.

Neste Campeonato Brasileiro, por exemplo, Matheus Nascimento soma 81 minutos em campo. O atacante só disputou quatro partidas e não entra em campo desde 25 de junho. Vale destacar que, entre maio e junho, Matheus Nascimento disputou o Mundial Sub-20 pela Seleção Brasileira, na Argentina, e, quando retornou, ficou de fora de algumas rodadas por conta de uma questão física.

De todo modo, são poucos minutos na temporada para o jogador considerado um grande talento desde o Sub-15, com convocações regulares para a Seleção. Nesta janela, o Nottingham Forest-ING apresentou uma oferta de 9 milhões de euros (cerca de R$ 48 milhões) por Matheus Nascimento.

John Textor, um fã do Matheus Nascimento

Desde que assumiu o comando do futebol alvinegro, John Textor tornou-se um admirador de Matheus Nascimento. Uma das primeiras iniciativas do norte-americano foi buscar a aproximação com a família do jogador e, em outubro de 2022, o clube renovou com a jovem promessa até o fim de 2025.

“Era a prioridade número 1. Me reuni com Matheus e seus familiares e tentei entender a sua visão de carreira, e como poderíamos alinhá-la com os interesses do clube. Muito se falou sobre os próximos passos, mas o que que mais gostei é que sempre deixou bem claro que queria estar aqui”, disse Textor.

O futebol, o talento e as passagens pelas divisões da Seleção Brasileira também enchem os olhos de Textor. No time principal, contudo, Matheus Nascimento ainda não conseguiu entregar o esperado.

Aos 19 anos, está em sua quarta temporada entre os profissionais, o que mostra que pulou algumas etapas importantes de formação. Suas primeiras oportunidades no time principal, aos 16 ou 17 anos, aconteceram com um time em crise, lutando contra o rebaixamento, na Série A do Brasileirão de 2020.

Nesta temporada, em outro contexto, Matheus Nascimento não conseguiu firmar-se como uma alternativa no setor de ataque. Pelas características, esperava-se que o jovem pudesse ser um substituto imediato de Tiquinho Soares, com mais mobilidade, ou até uma opção para atuar com o camisa 9 em determinados momentos, como segundo atacante - que é a sua posição de origem.

No entanto, Luís Castro deu poucas oportunidades ao atleta dentro de seu sistema com dois pontas abertos. Agora, sob comando do português Bruno Lage, ainda não recebeu minutos em campo.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.