Ouvindo...

Ex-jogadores do Barcelona são envolvidos em investigação sobre golpe com NFTs, diz jornal

Justiça catalã investiga empresa de criptomoedas acusada de aplicar golpe com imagem de estrelas do futebol

Ivan Rakitic em ação pelo Barcelona em 2019

Um tribunal de Barcelona abriu uma investigação contra a Shirtum, empresa de criptomoedas, em que jogadores supostamente promoveram um esquema fraudulento de NFTs. A informação foi divulgada pelo jornal espanhol El Periodico.

Ao todo, 12 pessoas da Espanha entraram com uma ação no início do ano, acusando a Shirtum de aplicar um golpe de pelo menos 3 milhões de euros (R$ 19 milhões) por meio de venda de NFTs inoperantes atrelados a direitos de imagens de jogadores, adquiridos com o token próprio da empresa – $SHI.

Cada NFT é único e negociável como qualquer outro objeto colecionável. Neste caso, eram representantes de imagens e vídeos dos jogadores. Seu preço variava dependendo do ativo, porém, segundo o El Periodico, muitos giravam em torno de 450 euros (R$ 2.800).

Ex-jogadores do Barcelona, Ivan Rakitic e Javier Saviola estão entre os citados na denúncia, assim como Papu Gómez e Lucas Ocampos, campeões do mundo com a Argentina, Nico Pareja, ex-atleta do Sevilla-ESP, e Alberto Moreno, ex- Liverpool que atua no Como-ITA.

O empresário argentino David Rozencwaig e os catalães Manel Ángel Torras, seu filho Marc Alberto Torras, e Manuel Morillas são os supostos idealizadores do esquema. Eles são acusados de criar uma estrutura corporativa na Espanha e em Andorra para sonegar impostos.

Criminalmente, eles podem responder pelos crimes de:

  • Fraude
  • Apropriação indébita
  • Crimes de administração desleal
  • Crime corporativo
  • Crime de contravenção
  • Fraude fiscal
  • Esquema para alterar preços e manipulação de mercado
  • Propaganda enganosa
  • Transferência de capital

A denúncia inclui 13 laudos periciais e uma análise financeira conduzida pelo professor de economia Prosper Lamothe, que descreve a estrutura da empresa como “deliberadamente opaca e voltada à evasão fiscal”.

Leia também

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.