Técnico do Barcelona, Xavi Hernández, comentou sobre a possibilidade da Fifa elaborar um novo calendário voltado à Data-Fifa. A preocupação do espanhol se deu, principalmente, em decorrência de lesões e desgaste de atletas.
Convocado para a Seleção Espanhola, Gavi é um exemplo claro. O meio-campista sofreu uma ruptura ligamentar completa no joelho direito, em jogo contra a Geórgia, pelas Eliminatórias da Eurocopa 2024. O atleta deve ficar de oito a dez meses afastado dos gramados.
Segundo Xavi, a tendência é que, em um eventual novo calendário, os jogadores passem dois meses consecutivos entregues às respectivas seleções. Com isso, os atletas ficariam nove meses a serviço dos clubes, além de um mês de férias. A medida evitaria o desgaste excessivo com viagens, por exemplo.
“Não é fácil tantas viagens todos os meses, por exemplo: [Ronald] Araújo e Raphinha fizeram viagens de 13 ou 14 horas, quase não dormiram nem treinaram. E assim estão todas as equipes. A cada mês, um mês e meio andam viajando para América do Sul ou África. Penso que seria uma boa solução e que a Fifa já está estudando-a”, disse o treinador.
A nova alternativa, para Xavi, pode ser favorável. Além de Gavi, nesta Data-Fifa, Vinícius Júnior, da Seleção Brasileira, também deixou o campo lesionado, na partida contra a Colômbia, em Barranquilla.