O Barcelona visita o Porto nesta quarta-feira (4) no Estádio do Dragão, em Portugal, em partida da segunda rodada do grupo H da Champions League. As duas equipes venceram na estreia da competição, mas o confronto vai muito além da disputa pela liderança na chave.
Quase 20 anos atrás, em 16 de novembro de 2003, Barcelona e Porto jogaram um amistoso que marcava a inauguração do Estádio do Dragão. Aos 29 minutos do segundo tempo, o time catalão promoveu a estreia de um jovem argentino, ainda aos 16 anos: Lionel Messi.
Em meio a uma escalação recheada de reservas, Messi participou ativamente dos minutos finais e quase marcou um gol. Por outro lado, o Porto venceu o amistoso festivo por 2 a 0, com gols do brasileiro Derlei e do português Hugo Almeida.
Atual técnico do Barcelona, Xavi foi titular no meio-campo naquele amistoso. Outro nome de destaque que jogou a partida foi Luis Henrique, técnico que venceu a Champions pela última vez com o Barça em 2015 e que atualmente comanda o PSG.
O treinador à época era Frank Rijkaard, campeão europeu com o time em 2006. Aquela também foi a primeira temporada de Ronaldinho no time espanhol, mas ele não jogou o amistoso.
Nos 18 anos seguintes em que fez parte do time profissional do Barcelona, Messi disputou 840 jogos e marcou 711 gols. Além dos inúmeros recordes individuais estabelecidos, o argentino levantou 41 troféus pelo clube catalão antes de se transferir para o PSG, onde jogou por dois anos. Desde junho deste ano, Messi defende o Inter Miami no futebol dos Estados Unidos.