A vitória maiúscula do Atlético sobre o River Plate, nessa terça-feira (22), pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores, deixou outro clube brasileiro feliz: o Bahia. Atual sétimo colocado da Série A do Campeonato Brasileiro, o Esquadrão de Aço “torce” para que o Galo faça a final do torneio continental contra o Botafogo, que entra em campo nesta quarta (23), contra o Peñarol.
Isso porque uma decisão entre as duas equipes alvinegras abriria, obrigatoriamente, mais uma vaga classificatória para a Pré-Libertadores na Série A do Campeonato Brasileiro. Em resumo, o G6 viraria G7.
Atualmente, o Bahia ocupa a sétima posição do Brasileirão, com 46 pontos. A distância para o Internacional, sexto colocado que tem um jogo a menos, é de três pontos.
Entenda motivo
No cenário exposto, caso o Botafogo seja campeão, o G6 automaticamente viraria G7. Líder, o Glorioso já está virtualmente classificado para a Libertadores do ano que vem via Brasileirão, já que tem 99,9% de chances, segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Caso o Atlético seja campeão do torneio continental, a vaga dada pela Copa do Brasil irá para o Flamengo de qualquer forma, independentemente do resultado da final do mata-mata nacional. Isso porque Galo e Fla decidirão o certame.
Chances de Libertadores
Segundo dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Tricolor baiano tem 31,2% de chances de se classificar para a Libertadores do ano que vem.
Dos oito adversários que o Bahia terá pela frente na reta final do Brasileirão, quatro atualmente são integrantes da zona de rebaixamento: Athletico-PR (18º), Cuiabá (19º), Corinthians (17º) e Atlético-GO (20º). Os jogos contra Furacão e Dragão serão em Salvador (BA), enquanto os outros serão longe de casa.
Os outros rivais serão Vasco (10º), São Paulo (5º), Juventude (14º) e Palmeiras (2º). Ou seja, apenas dois são “concorrentes diretos” na briga pela parte de cima da tabela.