Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Entenda por que Bahia ‘torce’ por final entre Atlético e Botafogo na Libertadores

Sétimo colocado do Brasileirão, Esquadrão de Aço está na briga por uma vaga na competição internacional do ano que vem

Jogadores do Bahia são orientados pelo técnico Rogério Ceni durante treino no CT Evaristo de Macedo

A vitória maiúscula do Atlético sobre o River Plate, nessa terça-feira (22), pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores, deixou outro clube brasileiro feliz: o Bahia. Atual sétimo colocado da Série A do Campeonato Brasileiro, o Esquadrão de Aço “torce” para que o Galo faça a final do torneio continental contra o Botafogo, que entra em campo nesta quarta (23), contra o Peñarol.

Isso porque uma decisão entre as duas equipes alvinegras abriria, obrigatoriamente, mais uma vaga classificatória para a Pré-Libertadores na Série A do Campeonato Brasileiro. Em resumo, o G6 viraria G7.

Atualmente, o Bahia ocupa a sétima posição do Brasileirão, com 46 pontos. A distância para o Internacional, sexto colocado que tem um jogo a menos, é de três pontos.

Leia também

Entenda motivo

No cenário exposto, caso o Botafogo seja campeão, o G6 automaticamente viraria G7. Líder, o Glorioso já está virtualmente classificado para a Libertadores do ano que vem via Brasileirão, já que tem 99,9% de chances, segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Caso o Atlético seja campeão do torneio continental, a vaga dada pela Copa do Brasil irá para o Flamengo de qualquer forma, independentemente do resultado da final do mata-mata nacional. Isso porque Galo e Fla decidirão o certame.

Chances de Libertadores

Segundo dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Tricolor baiano tem 31,2% de chances de se classificar para a Libertadores do ano que vem.

Dos oito adversários que o Bahia terá pela frente na reta final do Brasileirão, quatro atualmente são integrantes da zona de rebaixamento: Athletico-PR (18º), Cuiabá (19º), Corinthians (17º) e Atlético-GO (20º). Os jogos contra Furacão e Dragão serão em Salvador (BA), enquanto os outros serão longe de casa.

Os outros rivais serão Vasco (10º), São Paulo (5º), Juventude (14º) e Palmeiras (2º). Ou seja, apenas dois são “concorrentes diretos” na briga pela parte de cima da tabela.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.