Ouvindo...

Avaí consegue feito na base após 14 anos

Com investimento contínuo na base, Avaí volta a jogar a Série A do Brasileiro Sub-20 depois de 14 anos

Avaí voltará a jogar a Série A do Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2026

O Avaí garantiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2026 ao vencer o Sport por 2 a 0 no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Os gols foram marcados por Adriel e Josmar. Agora, a Raça da Base disputará a final contra o Vitória, em jogo único na capital catarinense, em data e local que ainda serão informados pela CBF.

O Avaí retorna à Série A do Campeonato Brasileiro Sub-20 depois de 14 anos. A última vez em que o Leão da Ilha disputou a primeira divisão da categoria foi em 2012. A Série B da competição nacional passou a ser realizada pela CBF somente em 2025, ou seja, esta é a primeira edição do torneio.

“Este acesso à primeira divisão é fruto do investimento que temos feito na base, em todos os aspectos. Melhoramos os processos, a estrutura, a metodologia e também estamos promovendo uma maior integração entre os atletas mais jovens e o elenco profissional. São mudanças que acabam refletindo no campo, como vimos nesta competição, que começou com 16 equipes e agora estamos entre os dois finalistas”, diz o executivo de futebol do Avaí, Eduardo Freeland.

Já Roberto Braga, Head de Formação do Avaí, relembra a missão da instituição enquanto formadora e projeta um cenário desafiador, mas promissor para o clube.

“Certamente que o nosso principal objetivo é formar atletas e seres humanos, e quando isso ocorre acompanhado de resultados positivos em campo, a alegria é ainda maior. No ano que vem, os desafios serão ampliados, enfrentaremos equipes que investem ainda mais nas categorias de base. Logo, temos que continuar nos preparando e evoluindo. Estamos no caminho certo e a nossa projeção é manter esse crescimento nas próximas temporadas”, afirma.

O Avaí disputou a Série A do Campeonato Brasileiro Sub-20 nos anos de 2009, 2010, 2011 e 2012. Das categorias de base do Leão da Ilha saíram jogadores de renome mundial, casos do zagueiro Gabriel Magalhães e do atacante Raphinha, semifinalistas da última Liga dos Campeões da UEFA, principal competição de clubes do mundo.

Em 2024, o Avaí investiu em melhorias na infraestrutura para a base. Dois campos do Complexo da Ressacada - onde fica localizado o Centro de Formação de Atletas - foram reformados, com o campo 3 recebendo gramado sintético e o campo sendo 2 totalmente restaurado. Antes das mudanças, as categorias de base do Avaí treinavam em outros campos da região, o que gerava gastos com transporte, manutenção e aluguel.

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.