Contratado pelo
O zagueiro chileno, de 18 anos, foi comprado junto ao Palestino. Em 2024, ele foi titular nas duas partidas contra o adversário deste meio de semana; ambas pelo campeonato nacional. Na primeira, foi derrotado por 2 a 1. Na segunda, venceu por 2 a 0.
Román ainda não foi utilizado pelo comandante atleticano na equipe principal. Ele, inclusive, ajudou o time sub-20 a derrotar o Bahia pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. Titular com Léo Silva, deu arrancada do meio de campo, deixou três marcadores para trás e deu assistência para Alison Souza balançar a rede. Porém, voltou no dia seguinte a treinar com Hulk e companhia.
Para o confronto contra o Iquique, no Gigante da Pampulha, o jovem não deve ser acionado entre os onze. Porém, pelo conhecimento que tem do adversário, é peça importante para ajudar Cuca e a comissão a destrinchá-lo.
Time alternativo?
Apesar de buscar a primeira vitória no torneio e tentar assumir a liderança do Grupo H, o Atlético pode ter um time mudado para encarar os chilenos. Há a possibilidade de Cuca dar mais minutagem a alguns jogadores e poupar outros que vêm de longa sequência.
Opções de Cuca por posição
- Everson - segue entre os titulares, mas tem Gabriel Delfim como reserva imediato.
- Natanael - poupado na estreia, pode novamente dar lugar a Renzo Saravia.
- Lyanco - como está suspenso para a próxima rodada do Brasileiro, deve seguir entre os titulares.
- Júnior Alonso - caso seja poupado, pode ser substituído por Rômulo, Vitor Hugo, Iván Román ou a alguma peça improvisada.
- Guilherme Arana - caso seja poupado, pode ser substituído por Caio Paulista.
- Alan Franco - titular, tem Rubens, Fausto Vera e Patrick Silva como substitutos imediatos.
- Gabriel Menino - titular, tem Patrick Silva, Fausto Vera e Rubens como substitutos imediatos.
- Gustavo Scarpa - tem Bernard e Igor Gomes como possíveis substitutos.
- Rony - deve seguir entre os titulares, mas pode ser substituído por Júnior Santos ou João Marcelo.
- Tomás Cuello - deve seguir entre os titulares, mas pode ser substituído por Júnior Santos ou João Marcelo.
- Hulk - pode ser poupado e substituído por Júnior Santos ou João Marcelo.
Empate na estreia e situação do grupo
No primeiro desafio pela Sul-Americana, o Atlético foi até a altitude de Cusco, no Peru, e ficou no 0 a 0 com o Cienciano. Com o resultado, os brasileiros ocupam a segunda colocação do Grupo H. O Caracas, da Venezuela, venceu o Iquique, no Chile, e assumiu a liderança.
Iquique em crise
O time chileno não vence há dez jogos e ocupa, neste momento, a última colocação do principal campeonato nacional, com apenas um ponto somado em seis jogos.
A última vitória do Iquique na temporada foi em 18 de fevereiro, quando derrotou o Santa Fe, da Colômbia, por 2 a 1, pela 1ª partida da segunda fase preliminar da
Além disso, os resultados ruins fazem com que o Iquique ocupe as lanternas do Campeonato Chileno, com um ponto em seis partidas, e do Grupo A da Copa Chile, com quatro tentos em quatro jogos. O clube ainda é o último colocado do Grupo H da Copa Sul-Americana, já que perdeu a rodada de abertura diante do Caracas, no Chile.
Fora de campo, o clube também conviveu com a demissão do técnico MIguel Ramírez na última quarta-feira (2). Rodrigo Guerrero, treinador interino, deve estar à beira de campo na próxima quinta-feira (10), no Mineirão.