Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Milito deixa Atlético em lista seleta de técnicos estrangeiros do clube

Treinador encerra passagem após 62 partidas no comando do Alvinegro

Milito comandou o Atlético em 62 partidas desde que foi anunciado

Em comum acordo com a diretoria do Atlético, o técnico Gabriel Milito encerrou o ciclo após 255 dias no comando de Hulk e companhia. Ele deixa o Alvinegro com 62 jogos na função e num grupo seleto de treinadores estrangeiros que passaram pelo clube.

Contratado para ser o sucessor de Luiz Felipe Scolari, no final de março, o argentino de 44 anos foi campeão mineiro e levou a equipe às finais da Copa do Brasil e da Copa Libertadores; nos dois torneios, findou com a segunda colocação. No Brasileirão, ele deixa o time na 14º colocação, com a missão de zerar o risco de rebaixamento e de garantir vaga na Sul-Americana na última rodada.

Leia também

Com o trabalho no Galo, Milito se tornou o quarto gringo que mais vezes comandou o Alvinegro. Ele fica atrás dos uruguaios Ricardo Diéz e Féliz Magno, e do paraguaio Fleitas Solich.

Técnicos estrangeiros que mais comandaram o Atlético

  1. Ricardo Díez: 171 jogos
  2. Felix Magno: 105 jogos
  3. Fleitas Solich: 65 jogos
  4. Gabriel Milito: 62 jogos
  5. Eugenio Marinetti: 53 jogos
  6. Ondino Viera: 52 jogos
  7. Turco Mohamed: 45 jogos
  8. Jorge Sampaoli: 45 jogos
  9. Darío Pereyra: 40 jogos
  10. Eduardo Coudet: 35 jogos
  11. Diego Aguirre: 31 jogos
  12. Walter Olivera: 21 jogos
  13. Gregório Suárez: 16 jogos
  14. Ignác Amsel: 10 jogos
  15. Rafael Dudamel: 10 jogos
  16. Dario Letona: 4 jogos

Milito no Atlético

Gabriel Milito, de 44 anos, foi contratado pelo Atlético em março de 2024 para substituir Luiz Felipe Scolari. O treinador comandou o time em 62 partidas, com 23 vitórias, 20 empates e 19 derrotas.

No primeiro semestre, o argentino conquistou o Campeonato Mineiro após superar o arquirrival Cruzeiro na final. Nas Copas, além do vice-campeonato da Libertadores, levou o Galo ao segundo lugar na Copa do Brasil, competição em que foi derrotado pelo Flamengo nos dois jogos da final.

A campanha no Brasileirão oscilou. Atualmente, no entanto, a equipe vive o pior jejum do século - são 12 jogos sem vencer.

A última vitória foi conquistada no dia 22 de outubro diante do River Plate-ARG na Arena MRV. Na oportunidade, pelo primeiro jogo da semifinal da Libertadores, quando o Galo fez 3 a 0.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).