Após a oficialização da queda de Luiz Felipe Scolari no comando técnico do Atlético, a missão da diretoria é ir ao mercado buscar um substituto. Conforme apurou a Itatiaia, o preferido neste momento é o argentino Gabriel Milito, de 43 anos. Ele, inclusive, recusou proposta feita pela Universidad Católica, do Chile.
O último trabalho do
Em busca de informações sobre o momento do técnico, a reportagem conversou nesta quarta-feira (20) com o jornalista Vicente Muglia, amigo e biógrafo do comandante argentino.
“O importante para Milito é uma proposta desportiva, o projeto que lhe ofereçam. Isso vale mais que dinheiro para ele”, afirma Muglia.
Perguntado se Milito aceitaria uma proposta para trabalhar no futebol brasileiro, e se encerraria o período sabático, o biógrafo foi direto:
“Ele está pronto, depois de um descanso de meses. O Brasil é sim uma possibilidade”, finalizou.
Desempenho do Argentinos Juniors por temporada com Milito
2023
- Copa Argentina: caiu nas oitavas (eliminado para o San Martín-ARG)
- Copa da Liga Argentina: saiu em meio à fase de grupos, com 3 pontos em dois jogos
- Copa Libertadores: caiu nas oitavas (eliminado para o Fluminense)
- Campeonato Argentino: 10º colocado, com 40 pontos
2022
- Campeonato Argentino: 8º colocado, com 42 pontos
- Copa Argentina: caiu nos 16 avos de final (eliminado para o Defensa y Justicia-ARG)
- Copa da Liga Argentina: caiu na semifinal (eliminado para o Tigre-ARG)
2021
- Campeonato Argentino: 14º colocado, com 32 pontos
- Copa Argentina: caiu na semifinal (eliminado para o Boca Juniors-ARG)
- Copa Libertadores: caiu nas oitavas de final (eliminado para o River Plate-ARG)
Desde que deixou o Argentinos Juniors, o nome de Gabriel Milito passou por vários clubes. Cruzeiro, arquirrival do Atlético, e Universidad Católica-CHI foram alguns deles.
Antes do Argentinos Juniors
Antes de chegar ao Argentinos Juniors, trabalho mais longevo da carreira, Milito treinou o Estudiantes de La Plata-ARG em 2020 e 2019; o O’Higgins-CHI, em 2018; o Independiente-ARG, em 2017, onde tem forte ligação como jogador; e Estudiantes novamente, em 2015, onde iniciou a carreira. O treinador ainda busca o primeiro título da carreira.
Como jogador
O jogador também defendeu a Seleção Argentina de 2000 a 2011, tendo disputado a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. O Marechal também é irmão do ex-jogador Diego Milito, ex-atacante de clubes como Inter de Milão-ITA e Racing-ARG e que também atuou pela seleção nacional.
Atlético em 2024
Além do Campeonato Mineiro, em disputa, o Atlético terá pela frente em 2024 a Copa Libertadores, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Em 2023, com Felipão, o Galo foi o terceiro colocado do Brasileirão.
O Galo voltará a campo em 30 de março, um sábado, quando enfrentará o Cruzeiro em casa, em clássico na Arena MRV, em Belo Horizonte. O jogo será válido pela ida da final do Mineiro.