Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

O que esperar contra o Tombense? Atlético tem histórico emocionante na Quarta-feira de Cinzas

Estreia histórica na Libertadores e eliminação vexatória na Copa do Brasil marcam jogos do Galo na data religiosa

Atlético estreou na Libertadores de 2013 em uma Quarta-feira de Cinzas, quando venceu o São Paulo por 2 a 1 no Independência

Passada a pausa do futebol mineiro no período de Carnaval, o Atlético volta a campo nesta quarta-feira (14) na Arena MRV, em Belo Horizonte, para duelo com o Tombense pela primeira fase do Campeonato Mineiro.

Mais uma vez, a equipe alvinegra jogará em uma Quarta-feira de Cinzas, data que guarda momentos distintos na memória do torcedor.

Altos e baixos na Quarta-feira de Cinzas

Em 2023, por exemplo, o Atlético também teve um compromisso na data religiosa. Na ocasião, o Galo foi à Venezuela enfrentar o Carabobo no primeiro jogo da segunda fase da Copa Libertadores. No dia 22 de fevereiro, o time então comandado por Eduardo Coudet ficou no 0 a 0 com os venezuelanos, mas se classificou após vitória por 3 a 1 na volta.

Uma das partidas mais marcantes da história recente do Atlético curiosamente se deu em uma Quarta-feira de Cinzas. No dia 13 de fevereiro de 2013, o alvinegro estreou na fase de grupos da Libertadores contra o São Paulo, no estádio Independência.

Em um confronto marcado pela famosa “água de Ronaldinho”, os comandados de Cuca venceram por 2 a 1 aquele que foi o primeiro passo rumo à conquista inédita do troféu continental. A partida também foi a primeira do Galo na Libertadores após 13 anos.

Leia também

Como nenhuma história é feita apenas de alegrias, o Atlético também tem um vexame icônico na Quarta-feira de Cinzas. Em 26 de fevereiro de 2020, o time treinado por Rafael Dudamel foi a Pernambuco enfrentar o Afogados pela segunda fase da Copa do Brasil.

Após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar, a equipe da casa avançou nos pênaltis. Dois dias depois, Dudamel e toda a comissão acabaram demitidos.

Na Quarta-feira de Cinzas em 2020, o Atlético foi eliminado pelo Afogados na segunda fase da Copa do Brasil

Chance de nova história em 2024

A partida desta Quarta-feira de Cinzas, diante do Tombense, pode parecer “só mais uma” no calendário atleticano em 2024. Entretanto, o duelo coloca frente a frente duas equipes que precisam vencer para não se distanciarem da briga pela classificação às semifinais.

Além disso, o jogo pode ter um sabor especial para o atacante Hulk. O jogador está há apenas dois gols de marcar pela 100ª vez com o Galo e aumentar as marcas de expressão da passagem por Belo Horizonte.

Após quatro partidas no estadual deste ano, o Atlético soma seis pontos e está em 2º no grupo B, atrás do Villa Nova. O Tombense, por sua vez, tem oito pontos e é vice-líder do grupo A, atrás do Cruzeiro.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.