O técnico Luiz Felipe Scolari foi o primeiro a conceder entrevista coletiva no Atlético em 2024. Nesta quarta-feira (10), o comandante gaúcho conversou com os jornalistas, por meio remoto, e falou sobre diversos temas relacionados à temporada que se inicia.
Dentre os assuntos abordados com Felipão, a contratação do meia Gustavo Scarpa foi um dos mais falados. A chegada do jogador de 30 anos, inclusive, teve participação importante do técnico. Os dois já haviam trabalhado juntos no Palmeiras.
Perguntado sobre como utilizará o único reforço anunciado, até o momento, Scolari destacou a polivalência do meio-campista e fez observação importante: ele terá que mostrar serviço aos demais companheiros de elenco para ser titular.
“Pretendo usar o Scarpa na posição que ele sempre jogou, ou em posições que ele sempre jogou. Porque ele não joga apenas numa posição e sim em várias, é um jogador eclético. Dependendo das situações de jogo que tivermos pela frente, dependendo da possibilidade de contarmos com ele desde o início, nós vamos tentar encaixá-lo na equipe”, disse Felipão.
“Ele tem que ser superior aos jogadores que estão aqui e já estão disputando posição. Nós sabemos, conhecemos, mas ele tem que mostrar aos amigos aqui de competição que ele pode ser superior em determinada posição ou em outra. Eu já o conheço, mas ele tem que conhecer o grupo, a forma de jogar do Atlético e ver se se encaixa perfeitamente”, foi além.
Homem das bolas paradas
Outro questionamento feito a Felipão foi em relação ao quesito “bola aérea”, um dos pontos deficitários do Atlético, principalmente no setor ofensivo. O técnico foi perguntado se a chegada de Scarpa será responsável por melhor este ponto.
“Não é o Scarpa que vai fazer isso (melhorar bola aérea). São os zagueiros, atacantes, volantes, meias, que vão atacar a bola. Ele vai colocar a bola dentro da pequena área. Temos que ter jogadores coma intenção e qualidade de atacar a bola e colocar para dentro”, ponderou Scolari.
“O Scarpa tem uma batida na bola que é muito importante, mas temos que desenvolver o trabalho para os nossos jogadores tenham essa qualidade. Não mostramos isso ano passado. Vamos ver se melhoramos bastante nesta temporada”, finalizou.
Estreia do Atlético
A estreia do Galo na temporada está marcada para 24 de janeiro, quarta-feira. Em Patrocínio, o time de Luiz Felipe Scolari encara o Patrocinense, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.
Em casa, o “debute” está marcado para quatro dias depois. Na Arena MRV, o Alvinegro recebe o Democrata, de Governador Valadares.