Tetracampeão brasileiro, o ex-técnico Rubens Minelli morreu nesta quinta-feira (23), aos 94 anos. Apesar de não ter conquistado nenhum caneco pelo Atlético, ele comandou uma equipe recheada de craques que fizeram história pelo Alvinegro.
Numa rápida passagem pelo clube, o treinador trabalhou com jogadores como João Leite, Nelinho, Luisinho, Paulo Isidoro, Jorge Valença, Éder Aleixo, Reinaldo, Paulinho Kiss, Heleno, Everton e Sérgio Araújo.
Nas 27 partidas em que esteve no comando do Atlético, Minelli acumulou 11 vitórias, 8 empate e outras 8 derrotas.
Algoz do Atlético em 1977
Campeão brasileiro pelo São Paulo em 1977, Rubens Minelli despachou o Galo na final, disputada em jogo único, no Mineirão. A partida terminou empatada, sem gol, e, nos pênaltis, o Tricolor Paulista conquistou o título. Foi a primeira vez que o Brasileirão foi decidido em penalidades máximas.
Até hoje, aquela decisão é motivo de dor de cabeça e lamentação para os atleticanos, já que o time perdeu o título sem ser derrotado uma vez sequer na competição (no tempo normal).
Recordista no Brasileirão
Rubens Minelli, de 94 anos, fez história no futebol brasileiro. O ex-técnico conquistou o Campeonato Brasileiro por Palmeiras (1969), Internacional (1975, 1976) e São Paulo (1977). Ele é um dos únicos treinadores a conquistar o maior título nacional em três anos consecutivos.
O paulista foi o primeiro a conquistar três edições de Campeonato Brasileiro de forma consecutiva. Muricy Ramalho repetiu o feito entre 2006 a 2008, todos pelo São Paulo. Minelli foi campeão por Inter e São Paulo.
Apenas Lula e Luxemburgo, com cinco conquistas, têm mais títulos do Brasileiro como técnico. Minelli é o segundo colocado do ranking, ao lado de Ramalho.