Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético pode ter artilheiro da Série A pela 4ª vez na história dos pontos corridos

Paulinho marcou dois gols na vitória sobre o Fortaleza na Arena MRV e chegou à vice-artilharia do Brasileirão com 15 gols

Atlético pode ter artilheiro da Série A pela 4ª vez na história dos pontos corridos

A vitória do Atlético por 3 a 1 sobre o Fortaleza nessa quarta-feira (1º) colocou o Galo de forma provisória no G4 da Série A do Campeonato Brasileiro em meio à 31ª rodada. Além do crescimento coletivo, a equipe atleticana também entrou na briga para ter o artilheiro do Brasileirão, o que não acontece desde o ano mágico de 2021.

Destaque do triunfo sobre o Leão do Pici, o atacante Paulinho balançou a rede duas vezes e chegou a 26 gols com a camisa 10 do Galo em 2023, sendo 15 deles pela Série A. Agora, o atacante alvinegro é vice artilheiro da competição, atrás apenas de Tiquinho Soares, do Botafogo, que acumula 16 gols.

Restando sete jogos para o Galo e oito para o Glorioso, os atacantes devem travar uma disputa rodada a rodada pelo topo da artilharia no Brasileirão. Caso Paulinho saia vencedor dessa “competição individual”, ele será o quarto artilheiro da Série A pelo Galo na história dos pontos corridos.

A primeira vez que isso aconteceu foi em 2009, quando Diego Tardelli marcou 19 gols e foi artilheiro ao lado de Adriano, então atacante do Flamengo. Na sequência, foi a vez de Fred, que balançou a rede 14 vezes pelo alvinegro na Série A de 2016 - ele foi artilheiro ao lado de William Potker da Ponte Preta e Diego Souza do Sport.

O último artilheiro do Brasileirão que jogava no Atlético foi Hulk, em 2021. No ano mágico do Galo, com os títulos da Série A, Campeonato Mineiro e Copa do Brasil, o camisa 7 marcou 19 gols na Série A e foi líder isolado na artilharia.

Artilheiros do Brasileirão pelo Atlético

  • Hulk em 2021 – 19 gols

  • Fred em 2016 – 14 gols (empatado com William Potker da Ponte Preta e Diego Souza do Sport)

  • Diego Tardelli em 2009 – 19 gols (empatado com Adriano do Flamengo)

Disputa pela artilharia no Brasileirão 2023

  • Tiquinho Soares (Botafogo): 16 gols

  • Paulinho (Atlético): 15 gols

  • Marcos Leonardo (Santos): 13 gols

  • Hulk (Atlético): 12 gols

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.