A Seleção Brasileira entra em campo nesta quinta-feira (12), quando enfrenta a Venezuela na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela segunda rodada da Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Essa será a quinta partida da Seleção principal na capital mato-grossense, e curiosamente, todas as partidas contam com ao menos um jogador do Atlético na convocação.
Até o momento, foram quatro amistosos ao longo da história, sempre com vitórias e com atleticanos no time. Todos os jogos foram disputados no Estádio José Fragelli, que foi demolido em 2010 para a construção da Arena Pantanal.
A primeira vez foi ainda em 1980, na vitória por 2 a a sobre a Suíça. João Leite, Luizinho e Toninho Cerezo representaram o Galo com a “amarelinha”. Em 1989, na vitória por 1 a 0 sobre o Equador, o zagueiro Batista, contratado pelo Atlético junto ao Uberlândia, foi o nome alvinegro no time.
Em 1992, na vitória por 3 x 1 sobre a Finlândia, o Galo não teve um jogador como titular da Seleção. Entretanto, o volante Moacir, revelado na base do Atlético e que ainda era jogador do clube, foi convocado por Carlos Alberto Parreira, mas não jogou.
O último confronto aconteceu em 2002, pouco antes da Copa do Mundo. Na goleada por 6 a 1 sobre a Finlândia, o meia Gilberto Silva representou o Atlético em campo. Além dele, o atacante Marques entrou durante a partida.
Nesta quinta,
Jogadores do Atlético na Seleção Brasileira nas partidas em Cuiabá
-
20/12/1980 - Brasil 2 x 0 Suíça - Amistoso - João Leite, Luizinho e Toninho Cerezo
-
14/3/1989 - Brasil 1 x 0 Equador - Amistoso - Batista
-
14/4/1992, Brasil 3 x 1 sobre a Finlândia - Amistoso - Moacir (não entrou em campo)
-
6/3/2002 - Brasil 6 x 1 Islândia - Amistoso - Gilberto Silva (titular) e Marques (entrou no 2º tempo)