Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético sai na frente, mas leva gol no fim e empata com Athletico-PR pela Série A

Equipes se enfrentaram na Ligga Arena, em Curitiba, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro

Fernandinho, volante do Athletico-PR, e Pedrinho, meia do Atlético, durante a partida deste sábado

Atlético e Athletico-PR empataram por 1 a 1 neste sábado (2), na Ligga Arena, em Curitiba, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Visitante nesta tarde, o Galo começou bem e saiu na frente com gol de Paulinho. Já no segundo tempo, o Furacão pressionou e empatou aos 33' com Vitor Roque.

Com o resultado, as equipes seguem nas mesmas posições na tabela do Brasileirão. O Athletico-PR está na sétima, com 34. Já o Atlético continua na nona, com 31.

O Atlético volta a campo somente em 16 de setembro, às 21h, pelo fechamento da 23ª rodada do Brasileirão, quando recebe o Botafogo na Arena MRV, em Belo Horizonte. Já o Athletico-PR enfrenta o Flamengo às 21h30 do dia 13, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo.

As equipes terão pelo menos uma semana de descanso por conta da data Fifa. A Seleção Brasileira, por exemplo, joga nos dias 8 (sexta-feira) e 12 (terça-feira), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Início forte do Galo

O Atlético começou bem a partida e antes dos quatro minutos já havia obrigado o goleiro Léo Linck a trabalhar após finalizações do lateral-esquerdo Guilherme Arana e do atacante argentino Cristian Pavón. Já logo aos cinco, o Galo abriu o placar.

Depois de cruzamento do meia Pedrinho após troca de passes pelo lado esquerdo, o atacante Paulinho cabeceou firme próximo à marca do pênalti e fez o primeiro gol do jogo.

De novo Pavón, e Atlético no controle

O Atlético seguiu bem na partida, neutralizando as ofensivas do Furacão. Já com 25 minutos, novamente Pavón obrigou Léo Linck a fazer nova defesa.

Equilíbrio

A partir de então, o Athletico-PR conseguiu conectar ataques. Aos 31, o zagueiro e capitão athleticano Thiago Heleno completou cruzamento, e Everson fez a primeira defesa difícil.

Depois, tanto mandantes quanto visitantes criaram chances. A partida continuou equilibrada até o fim do primeiro tempo, com vaias do torcedor do Athletico-PR na antiga Arena da Baixada.

Furacão pressiona

O Athletico-PR voltou do intervalo com duas mudanças e pressionando. Logo com cinco minutos, um lance incrível: Na primeira finalização, Everson fez grande defesa após cabeçada de Marlon. No rebote, após chute, a bola bateu no atacante Vitor Roque, do Furacão, e depois a zaga atleticana afastou.

Cinco minutos depois, mais um lance de perigo: O meia-atacante Vitor Bueno cobrou falta forte da entrada da área, e novamente Everson fez defesa difícil.

Com 15 minutos, nova chance perigosa: Vitor Roque chutou após receber na esquina da pequena área, mas o volante Otávio conseguiu travar a finalização.

Jogo retoma o equilíbrio

Depois dos 15 minutos de pressão do Athletico-PR, o Galo voltou a se encontrar no jogo. Pavón finalizou pela primeira vez para os visitantes com 17, após belo passe do atacante Hulk. Depois, o volante Edenilson também teve uma oportunidade, mas finalizou para fora.

Gol de empate após mais pressão

O Athletico-PR seguiu com a pressão, aumentou a intensidade ofensiva em busca de empate e conseguiu o gol de empate. Aos 33 minutos, após lançamento, Vitor Roque recebeu na grande área e finalizou.

Everson defendeu uma primeira vez, mas houve rebote e o “Tigrinho” completou para o fundo das redes, empatando a partida.

Expulsão

Volante do Athletico-PR e um dos líderes da equipe, Fernandinho foi expulso depois de disputa de bola com o lateral-direito argentino Renzo Saravia. Ele recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o campo revoltado.

Galo parte para cima

Com a expulsão, o Atlético ganhou moral na partida e voltou a envolver o Athletico-PR. Com 40, Paulinho criou nova chance pela esquerda e forçou boa defesa de Léo Linck.

Lá e cá

O jogo ficou aberto, com chances e oportunidades de criação para as duas equipes nos minutos finais. Apesar disso, as equipes não conseguiram marcar, e a partida terminou empatada em 1 a 1.

Athletico-PR 1 x 1 Atlético

Athletico-PR

Léo Linck; Madson, Cacá, Thiago Heleno e Lucas Esquivel; Fernandinho, Erick (Alex Santana, aos 20’ do 2ºT) e Arturo Vidal (Tomás Cuello, intervalo); Vitor Bueno (Pablo, 43' do 2ºT), Rômulo (Bruno Zapelli, intervalo) e Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho

Atlético

Everson; Mariano (Alisson, 44' do 2ºT), Bruno Fuchs (Réver, 44' do 2ºT), Jemerson e Guilherme Arana; Otávio, Edenilson e Pedrinho (Patrick, aos 15’ do 2ºT); Cristian Pavón (Renzo Saravia, aos 29' do 2ºT), Paulinho e Hulk (Alan Kardec, aos 29' do 2ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari

Gols

Vitor Roque (33' do 2ºT), do Athletico-PR; Paulinho (6’ do 1ºT), do Atlético

Cartões amarelos

Fernandinho (26’ do 1ºT e 36' do 2ºT) e Vitor Roque (29’ do 1ºT), do Athletico-PR; Hulk (29' do 2ºT) e Jemerson (49' do 2ºT), do Atlético

Cartão vermelho

Fernandinho (36' do 2ºT), do Athletico-PR

Motivo: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro

Data e horário: 2 de setembro de 2023 (sábado), às 16h (de Brasília)

Local: Ligga Arena, em Curitiba-PR

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)

Auxiliares: Danilo Simon Manis (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)

Árbitro de vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga

Transmissão

Itatiaia no rádio (95,7 FM e 610 AM) e no YouTube, a partir das 15h05

TV: TNT (TV por assinatura)

Streaming: CazeTV (streaming por assinatura)

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.