Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Entenda por que Paulinho está na Seleção Olímpica sem ter idade para isso

Atacante do Atlético e outros quatro jogadores convocados ultrapassam idade limite para atuar no Pré-Olímpico e em Paris-2024

Paulinho foi convocado para a Seleção Olímpica, mas não tem idade para estar em Paris-2024

Ramon Menezes convocou nesta sexta-feira (18) a Seleção Olímpica que vai iniciar, com dois amistosos contra Marrocos, em setembro, a preparação para o Pré-Olímpico de janeiro de 2024, que deve ser disputado na Venezuela.

Cinco dos 22 chamados, entretanto, não terão idade para jogar o qualificatório, nem para estar em Paris-2024, a não ser que sejam chamados na cota de três permitida acima do limite Sub-23. E o atacante Paulinho, do Atlético, está entre eles. Mas por que Ramon fez isso?

“Chamei cinco atletas nascidos em 2000, porque poderemos usar atletas nascidos em 2000 no Pan”, disse Ramon. Pan são os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, que será disputado entre 20 de outubro 5 de novembro de 2023, e servirá como parte da preparação olímpica.

Paulinho, o goleiro Gabriel Grando (Grêmio), o lateral Abner (Bétis) e os zagueiros Vitão (Inter) e Lucas Halter (Goiás) nasceram em 2000. Pelo regulamento do Pré-Olímpico e do futebol masculino na Olimpíada de 2024, em, Paris, todos estão fora da idade limite, que é para nascidos a partir de janeiro de 2001.

É improvável que qualquer um deles seja liberado para estar no Pan, que não faz parte do calendário da Fifa, ou seja, os clubes não são obrigados a cedê-los. No caso dos atletas que jogam no Brasil, nesse período a Série A estará entrando na reta final e o Inter, por exemplo, poderá estar nas semifinais da Copa Libertadores.

A Itatiaia apurou que a comissão técnica da Seleção Olímpica sabe que poucos, ou nenhum desses, serão liberados para o Pan, mas quer ter os jogadores no elenco com vistas realmente à Paris-2024 como candidatos à cota dos “veteranos”, caso o Brasil se classifique, claro.

Paulinho, por exemplo, esteve na campanha do ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que seria em 2020 mas foi adiado para 2021 por causa da pandemia de Covid-19. É um atleta experiente na competição para ajudar os mais novos, na preparação e até em Paris como “veterano”.

Ramon escolheu 22 nomes para os dois amistosos contra Marrocos, na cidade marroquina de Fez, nos dias 7 e 11 de setembro. Vitor Roque, de 18 anos, revelação do Athletico foi convocado, como antecipou a Itatiaia.

O 23º convocado seria o atacante Luiz Henrique, do Bétis, mas ele foi “desconvocado” porque teve o nome evolvido nesta sexta (18) em investigação de participação em esquema de apostas esportivas.

Veja abaixo a lista completa.

Convocação da Seleção Brasileira Olímpica

  • Goleiros: Gabriel Grando (Grêmio), Matheus Cunha (Flamengo), Mycael (Athletico);

  • Laterais: Arthur (Leverkusen), Vinícius Tobias (Real Madrid), Abner (Betis), Wellington (São Paulo);

  • Zagueiros: Vitão (Inter), Lucas Halter (Goiás), Robert Renan (Zenit), Morato (Benfica);

  • Meio-campistas: João Gomes (Wolverhampton), Marlon Gomes (Vasco), Mauricio (Inter), Andrey (Chelsea), Danilo (Nottingham Forest);

  • Atacantes: Lazaro (Almeria), Marcos Leonardo (Santos), Vitor Roque (Athletico), João Pedro (Brighton), Igor Paixão (Feynoord), Paulinho (Atlético)

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.