Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Ineficaz, Atlético perde para o Palmeiras e se complica na Libertadores

Time comandado por Luiz Felipe Scolari ainda aumentou para dez o jejum de vitórias na temporada

Raphael Veiga abriu o placar no Mineirão ainda no primeiro tempo da partida

Mais uma derrota em casa. Desta vez, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. Com gol do meia Raphael Veiga, o Atlético sucumbiu ao Palmeiras nesta quarta-feira (2), em pleno Mineirão, e viu a situação complicar no torneio de clubes mais importante da América do Sul.

Com o revés em Belo Horizonte, o time comandado por Luiz Felipe Scolari chega a 10 jogos sem vitória na temporada. Com o comandante gaúcho, são nove. Ele ainda não sabe o que é triunfar pelo Galo.

Os dois times voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (9), no Allianz Parque, em São Paulo. O confronto decisivo está marcado para 21h30 (de Brasília). Ao Palmeiras, caberá um empate para ir às quartas. Já o Galo precisará vencer por dois gols de diferença para avançar no tempo regulamentar. Se triunfar por um gol de vantagem, o Alvinegro decidirá sua classificação nos pênaltis.

Antes disso, também na ‘Terra da Garoa’, o Galo terá pela frente o São Paulo. O duelo no Morumbi, no domingo, às 16h (de Brasília), será válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na competição mais importante do país, o Atlético não vence há oito partidas.

Torcidas amigas

Antes de a bola rolar no Gigante da Pampulha, as duas torcidas se concentraram nos mesmos pontos no entorno do estádio. Aliadas, as organizadas de Galo e Porco se misturaram na multidão formada na tradicional ‘Rua do Peixe’.

Jejum incômodo

Sem vencer desde 6 de junho, quando derrotou o Alianza Lima, no Peru, o Atlético entrou em campo tentando deixar para trás o incômodo jejum de nove duelos. Com Felipão, buscava a primeira vitória.

Mesma formação

Apesar da derrota de virada para o Flamengo, na última rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Luiz Felipe Scolari não mexeu na equipe que entrou em campo para encarar o Palmeiras.

Duas grandes jogadas

O primeiro lance de grande perigo veio aos 7 minutos. Após erro de Battaglia, o Palmeiras teve a chance de abrir o placar no Mineirão, mas desperdiçou, chutando por cima. Naquele momento, a torcida do Galo cantava alto para empurrar o time.

Aos 8, Everson evitou que o Alviverde marcasse. Em novo cochilo da defesa, o camisa 22 pegou chute de Dudu.

Resposta atleticana

Aos 10 minutos, com Jemerson e Saravia, o Atlético deu a resposta. Os dois chutes, porém, não foram o suficiente para estufar a rede de Weverton.

Gol do Palmeiras

Aos 28 minutos, veio o primeiro gol da partida. E quem marcou foram os visitantes. Pegando chute de primeira, o meia Raphael Veiga colocou a bola no canto direito de Everson: 1 a 0.

Minutos seguintes

Nos minutos seguintes, o Atlético até que tentou criar, mas foi ineficaz. A melhor jogada veio aos 36, com Hulk. Tentando uma meia bicicleta, o camisa 7 viu a bola cruzar a área e ganhar a linha de fundo.

Quase!

Na volta do intervalo, o Galo partiu para cima e aos três, quase viu a igualdade no marcador. Após cruzamento da esquerda, Jemerson cabeceou e Weverton pegou no reflexo.

Inacreditável

Aos 28 minutos, Pedrinho deu lindo passe para Igor Gomes; o meia, no cruzamento, achou Paulinho que, cara a cara com o goleiro do Palmeiras, viu o chute mascar e não ganhar força.

Trinca do banco

Sem sucesso nas tentativas de empatar a partida, Felipão acionou mais três atletas de uma vez só. Kardec, Mariano e Hyoran entraram nos lugares de Pavón, Mariano e Paulinho. Mas não resolveu.

O Atlético continua sem vencer, aumentou seu jejum e a pressão sobre Felipão.

Atlético 0 x 1 Palmeiras

Atlético

Everson; Saravia (Mariano), Jemerson, Igor Rabello e Guilherme Arana; Battaglia, Otávio (Pedrinho), Zaracho (Igor Gomes); Paulinho (Alan Kardec), Pavón (Hyoran) e Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Palmeiras

Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo, Piquerez; Gabriel Menino (Rios), Zé Rafael, Raphael Veiga; Dudu (John John), Rony e Artur (Marcos Rocha). Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Rapahel Veiga, aos 28 minutos do primeiro tempo, para o Palmeiras;

Cartões amarelos: Gabriel Menino, John John (PAL); Arana (CAM)

Motivo: Jogo de ida das oitavas de final da Libertadores
Data: 2 de agosto de 2023 (quarta-feira)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Horário: 21h30 (de Brasília)

Arbitragem: Facundo Tello, auxiliado por Diego Bonfa e Maximiliano Del Yesso; todos argentinos.
VAR: German Delfino (ARG).

Público: 52.587
Renda: R$ 2.357.905,70

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).