Luciana Gómez, camisa 10 do Atlético, concedeu entrevista exclusiva para a Itatiaia e analisou o desempenho das Vingadoras no Campeonato Brasileiro Feminino 2023. Após boas apresentações nas temporadas anteriores, a equipe vinha de grande expectativa, mas teve apresentações abaixo do esperado.
Em 2023, disputou apenas 8 jogos com a camisa alvinegra. A uruguaia sofreu com uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito, com indicação de tratamento conservador, que a tirou de boa parte dos confrontos da temporada. Sua última partida foi no dia 21/05, na derrota por 2 a 0 contra o Santos, no Brasileirão Feminino.
“Sabemos dos nossos erros no Brasileiro, todos nós tínhamos uma outra expectativa, já que vínhamos bem nas competições. É frustrante, mas importante para evolução de nós, atletas, e do clube também”, pontuou.
Troca de treinadoras
As Vingadoras também sofreram com a troca do comando técnico. Após dois títulos mineiros e uma boa campanha no Brasileirão de 2022, Lindsay Camila deixou o cargo antes do clássico contra o Cruzeiro, na 6ª rodada da competição. Vantressa Ferreira, antiga auxiliar-técnica, assumiu a equipe e foi efetivada no dia 15 de maio.
Gómez comentou sobre os impactos da mudança no dia a dia da equipe. Para a jogadora, as dificuldades se devem mais pelo pouco tempo de trabalho com a nova treinadora.
“Todas que nos comandaram são excelentes professoras. Ambas foram importantes individual e coletivamente para a equipe. O que se deve levar em conta é o tempo que temos com um novo treinador. Agora já temos um bom contato com a professora Vantressa também”, afirmou.
Durante a temporada, o Atlético apresentou boas atuações, mas não conseguiu embalar uma sequência de resultados positivos. Ao analisar a situação, a meio-campista destacou as dificuldades frequentes em segurar o placar, no decorrer das partidas.
“Pecamos em momentos importantes e que seriam decisivos, não soubemos manter um resultado positivo até o fim de um jogo. Isso nos prejudicou. E temos consciência disso” analisou.
Preparação
Com o término da primeira fase do Campeonato Brasileiro e a pausa para a Copa do Mundo, o Atlético terá um tempo de descanso e preparação antes de defender o título do
“Nossa confiança aumentou desde a eliminação porque estamos treinando e estudando nossos erros, o que é muito importante para seguir a temporada. Estamos também estudando cada adversário do Mineiro, o que será um grande diferencial”, comentou.
A camisa 10 do Alvinegro falou sobre a ambição da equipe, na busca do quarto título consecutivo do estadual. Para Gómez, a competição será parte fundamental para recuperar a moral e a confiança da equipe, também para a próxima edição do Brasileirão Feminino.
“O Campeonato Mineiro faz parte de uma tradição. Amamos disputá-lo e nos preparamos desde o primeiro dia do ano para ele. Ele nos dá a confiança e a certeza que podemos alcançar grandes resultados no campeonato nacional”, concluiu.
Campeonato Mineiro
O pontapé inicial da competição será dado no dia 29 de setembro, enquanto a grande decisão do título está prevista para ser realizada no dia 18 de novembro. A disputa será realizada no formato de hexagonal final. O Campeonato contará com 5 rodadas, onde todas as equipes se enfrentarão em turno único.
No encerramento da fase classificatória, os 4 melhores colocados da tabela seguirão para a semifinal, que será disputada em partidas de ida e volta. A finalíssima da competição será realizada em jogo único, assim como nas edições anteriores.
O Atlético é o atual tricampeão consecutivo do torneio, tendo superado o Cruzeiro em todas as decisões. Na temporada passada, Galo e Raposa empataram em 1 a 1 no tempo normal e o Alvinegro conquistou o título nos pênaltis (4 a 1).