Para zerar risco de queda, Atlético encara vice-líder Palmeiras pelo Brasileiro

Enquanto a equipe mineira precisa vencer para espantar crise e jejum, paulistas ainda miram distante título da edição

Atlético se prepara para penúltimo desafio na temporada

De um lado, o Atlético busca zerar matematicamente o risco de queda à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro; do outro, o Palmeiras luta contra a remota chance de superar o Flamengo e ser campeão desta edição da competição mais importante do país. Os times se enfrentam nesta quarta-feira (3), na Arena MRV, pelo duelo adiado da 34ª rodada. A bola rola às 21h30 (de Brasília).

Com 45 pontos, quatro a mais que o Internacional, primeiro da zona de rebaixamento, o Galo ocupa a 13ª posição na tabela. O Alviverde, por sua vez, tem 70 (cinco a menos que o líder carioca) e precisa de dois cenários para seguir sonhando com o troféu: o time de Abel Ferreira tem que vencer o de Sampaoli e torcer para que o Ceará derrote o Rubro-Negro no Maracanã.

Leia também

Em caso de empate na “Cidade Maravilhosa”, o Palmeiras precisará vencer Atlético e Ceará, além de torcer por derrota do Flamengo para o Mirassol na última rodada. Caso isso aconteça, apesar de terminarem com os mesmos 76 pontos, os paulistas levarão vantagem no número de vitórias (22 x 21).

Retornos no Galo

Para o confronto do meio de semana, penúltimo da temporada, o Atlético terá os retornos de dois atacantes. Rony, que cumpriu suspensão na derrota por 1 a 0 para o Fortaleza, volta a ser opção; Tomás Cuello, que se machucou em setembro e fora de ação há quase 80 dias, está recuperado da lesão grave no tornozelo e também estará entre os relacionados.

Jejum atleticano

Além de espantar o risco de queda, o Galo também busca encerrar um incômodo jejum. São cinco partidas, uma pela Copa Sul-Americana e quatro pelo Brasileirão, sem vencer. O último triunfo foi em 8 de novembro, por 4 a 2, sobre o Sport-PE.

Última atividade na Cidade do Galo

No último treino realizado na Cidade do Galo, antes da partida contra o Palmeiras, Sampaoli comandou atividade técnico/tática e também explorou bastante as finalizações, para melhorar a mira dos atacantes.

Departamento médico

  • O zagueiro Lyanco: ruptura do tendão de Aquiles esquerdo.
  • O atacante Caio Maia: ruptura no ligamento cruzado anterior e no menisco medial do joelho direito.
  • O atacante Júnior Santos: lesão traumática no púbis, com ruptura do tendão adutor da coxa direita.
  • O atacante João Marcelo deixou o duelo com o São Paulo, na semifinal da Copa do Brasil Sub-20, com luxação no ombro.

Como chega o Palmeiras

O técnico Abel Ferreira tem sete desfalques para a partida contra o Atlético.

O meia-atacante Felipe Anderson passou por exames e teve diagnosticada uma entorse no tornozelo esquerdo, sofrida na final da Copa Libertadores contra o Flamengo, em Lima, no Peru. Com isso, ele se junta a Weverton (fissura óssea na mão direita), Lucas Evangelista (cirurgia na coxa direita) e Paulinho (cirurgia na perna direita) no departamento médico do Verdão.

Além do quarteto lesionado, o Palmeiras não terá Aníbal Moreno, Facundo Torres e Giay diante do Atlético. O volante e o meia-atacante receberam terceiro cartão amarelo contra o Grêmio, na rodada anterior, enquanto o lateral-direito foi expulso.

Atlético x Palmeiras

Provável escalação do Atlético

Everson; Ruan Tressoldi, Vitor Hugo (Saravia) e Junior Alonso; Alan Franco, Alexsander, Igor Gomes e Bernard; Guilherme Arana; Dudu e Hulk (Rony) - Técnico: Jorge Sampaoli.

Provável escalação do Palmeiras

Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo (Emiliano Martínez) e Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Raphael Veiga e Allan; Flaco López e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.

  • Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Data: 3 de dezembro de 2025 (quarta-feira)
  • Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
  • Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Bruno Boschilia e Eduardo Gonçalves da Cruz
  • VAR: Daniel Nobre Bins
  • Transmissão: Premiere e Globo

A Itatiaia também transmite o confronto pelo 610AM, 95,7FM e pelos canais oficiais no Youtube (@itatiaiaesporte e @itatiaiaoficial)

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).
Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.

Ouvindo...