Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Conmebol multa Libertad por racismo de torcedor contra Everson, do Atlético

Goleiro brasileiro foi alvo de insultos racistas da torcida do time paraguaio em Assunção, após jogo da Libertadores

Torcedor chamou Everson de ‘macaco’ e também fez gestos racistas contra o goleiro do Galo

A Conmebol multou em 100 mil dólares (cerca de R$ 485 mil) o Libertad-PAR, por insultos racistas da torcida contra o goleiro Everson, do Atlético. O caso ocorreu em 27 de junho, no empate em 1 a 1 no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, pela sexta e última rodada do Grupo G da Copa Libertadores.

Outras ações também foram aplicadas ao clube paraguaio. O Libertad terá que publicar nas redes sociais, exibir no telão do estádio e exibir um cartaz em partidas como os dizeres “basta de racismo”.

O Libertad também deixará de arrecadar cinco mil dólares (cerca de R$ 24 mil) da Conmebol por direitos de televisão de partidas. Segundo a Conmebol, o clube também está “sob aviso”, com possibilidade de atuar sem torcida a partir de novos casos.

O caso

Everson foi alvo de insultos racistas após o jogo. O jogador se preparava para dar uma entrevista na beira do campo, quando um torcedor fez gestos discriminatórios contra o goleiro de 32 anos e o chamou de “macaco”. À época, o clube se manifestou.

“Indignação é a palavra que define o sentimento do Galo diante das manifestações racistas de torcedores do Libertad, dirigidas ao goleiro Everson. Punições realmente severas precisam ser aplicadas para que essas cenas covardes e inadmissíveis, vistas no Defensores del Chaco, não aconteçam nos estádios da América do Sul. Ao nosso paredão e multicampeão Everson, o carinho e a admiração de toda a Massa Atleticana”, iniciou, em nota.

O Atlético registrou imagens dos lamentáveis insultos racistas e o diretor de futebol do Clube, Rodrigo Caetano, as encaminhou de imediato ao delegado da partida, para dar conhecimento do ocorrido à Conmebol”, completou.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.