Ouvindo...

Times

Felipão é aprovado por 80% da torcida do Atlético, diz pesquisa Quaest

Levantamento se baseou em seis plataformas: YouTube, Twitter, Facebook, Instagram, Google e Wikipédia

A maioria da torcida do Atlético aprovou Luiz Felipe Scolari como novo técnico alvinegro, segundo pesquisa da Quaest Pesquisa e Consultoria. O levantamento, divulgado neste sábado (17), um dia depois do anúncio da contratação de Felipão, baseou-se em seis plataformas digitais e constatou uma aprovação crescente com o passar do tempo.

Às 15h dessa sexta-feira (16), a aprovação era de 33%. Logo após o anúncio de Felipão, os comentários positivos representavam 58%. A taxa chegou a 81% durante a madrugada. À Itatiaia, Felipe Nunes, diretor da Quaest, analisou a aprovação de Felipão segundo a pesquisa.

“Depois que saiu o anúncio, as pessoas começaram a aprovar mais. Começam a surgir notícias do Felipão, os resultados, e a torcida começou a comprar a ideia. Está claramente comprovado que a torcida aprovou”, afirmou.

Nunes relembrou que o caso se parece com a contratação do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, em 2012. O ex-meia ficou no clube até 2014 e conquistou quatro títulos: Copa Libertadores, Recopa Sul-Americana e dois Campeonatos Mineiros.

“Parece com a história do Ronaldinho. Quando ele chegou, tinha desconfiança. De repente, as pessoas gostaram e se espantaram. Ocorreu a mesma coisa com o Felipão: a internet replicou esse sentimento”, disse.

Felipão assinou contrato com o Atlético até o fim de 2024. O Galo volta a campo na quarta-feira (21), às 21h30, quando visita o Fluminense, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda-RJ, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Metodologia

Também à reportagem, o pesquisador detalhou a metodologia do levantamento. O estudo se baseou em seis plataformas: YouTube, Twitter, Facebook, Instagram, Google e Wikipédia.

“A gente coleta dados de seis plataformas: YouTube, Twitter, Facebook, Instagram, Google e Wikipédia. Há um algoritmo que coleta dados a partir de palavras-chave, nesse caso Felipão, e se analisa a partir de um sistema. No caso, há uma taxa de comentários positivos sobre negativos, e vice-versa”, disse.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
Leia mais