Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Felipão terá filho de grande amigo como auxiliar no Atlético

Otacílio Gonçalves, pai do interino Lucas Gonçalves, comandou o Galo há 30 anos e tem grande amizade com Scolari

Lucas Gonçalves e o pai, Otacílio, na Cidade do Galo

A chegada de Luiz Felipe Scolari ao Atlético promoverá um encontro bem especial de gerações. Lucas Gonçalves, responsável por assumir o comando técnico do Alvinegro interinamente, terá como “patrão” um grande amigo de seu pai, o ex-treinador Otacílio Gonçalves.

A amizade entre Felipão e Chapinha (apelido de Otacílio) começou na década de 1980, mas foi em 1990 que se consolidou. Naquele ano, Gonçalves comandava a seleção do Kwait, e Scolari era o técnico do Qadsia SC, também no país.

Na mesma época, outros comandantes gaúchos estavam por lá, como Celso Roth e Valmir Louruz. O encontro para uma resenha era inevitável e, ali, os laços ficavam cada vez mais fortes entre eles.

Anos depois, um novo encontro. Contratado pelo Yokohama Flugels, do Japão, em 1996, Otacílio serviu como conselheiro de Felipão, que foi acionado pelo Jubilo Iwata na temporada seguinte. Morar na Terra do Sol Nascente era desafio para o novo comandante do Galo, à época com 48 anos.

Enorme coincidência

Curiosamente, Luiz Felipe Scolari chega ao Atlético 30 anos após Otacílio ser escolhido para ser o comandante do Alvinegro. E não para por aí.

A estreia de Felipão será contra o Fluminense, mesmo rival do debute de Otacílio. Na próxima quarta-feira (21), as duas equipes se enfrentam pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O pai de Lucas, por sua vez, estreou com vitória de 2 a 0 sobre o Tricolor das Laranjeiras em partida da Copa Conmebol de 1993.

Primeiro e último jogos de Otacílio Gonçalves pelo Atlético:

12/08/1993 - Atlético 2x0 Fluminense-RJ - Copa Conmebol/1993
15/09/1993 - Atlético 0x3 Botafogo-RJ - Copa Conmebol/1993

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18) e Olimpíada (2016-2021).