Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Histórias do Brasileirão de Atlético x Palmeiras: relembre duelo polêmico pela semifinal de 1997

Partida teve ‘Lei do Ex’, brilho de Velloso, reclamações de Emerson Leão e agressão a árbitro

Alexandre Simões relembra duelo polêmico entre Atlético e Palmeiras no Mineirão

Atlético e Palmeiras se encontram neste domingo (28), às 18h30, pela oitava rodada da Série A, no Mineirão, local de um confronto decisivo e polêmico entre os dois clubes, que brigaram por uma vaga na decisão do Campeonato Brasileiro de 1997.

Aquela edição teve os finalistas conhecidos em dois quadrangulares, com jogos de ida e volta. E o Grupo B, tinha Atlético e Palmeiras como principais forças, com Internacional e Santos também integrando a chave.

Em 26 de novembro de 1997, os dois clubes jogaram no Gigante da Pampulha pela terceira rodada do turno do Grupo B. Os palmeirenses lideram com quatro pontos, seguidos pelos atleticanos e colorados com três.

Assim, era fundamental para o Galo vencer. E o time comandado por Emerson Leão produziu para isso, mas parou na trave ou numa das melhores exibições da carreira do goleiro Velloso.

Já o Porco, dirigido por Luiz Felipe Scolari, logo na primeira chegada, aos 20 minutos, abriu o placar, com Euller fazendo valer a “Lei do Ex” no Mineirão.

A partida teve uma arbitragem muito polêmica do pernambucano Wilson de Souza Mendonça. Ele deixou de marcar um pênalti claro no centroavante Valdir e travou verdadeira batalha com o técnico alvinegro Emerson Leão, que reclamou demais da sua atuação.

Após o apito final, o campo foi invadido por pessoas da diretoria e comissão técnica do Atlético. E o árbitro foi agredido. Quatro dias depois os dois times voltaram a se enfrentar, pela quarta rodada, a primeira do returno, dessa vez no Morumbi, em São Paulo.

Os palmeirenses levaram a melhor de novo, vencendo por 3 a 1 e eliminando o Atlético da briga pela vaga na decisão do Campeonato Brasileiro de 1997.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro