Atlético, Flamengo e Palmeiras são cotados como principais clubes na disputa do Brasileiro, marcado para começar no próximo sábado (15). No entanto, apenas os paulistas têm conseguido dar sequência ao trabalho de seu treinador. Durante os 892 dias de Abel Ferreira, o Flamengo teve seis técnicos. O Galo, quatro.
Abel foi anunciado pelo Verdão no dia 30 de outubro de 2020. Então desconhecido do público brasileiro, ele substituiu Vanderlei Luxemburgo e, desde então, construiu uma caminhada histórica no clube. São oito títulos no período, com 93 vitórias em 163 jogos. O treinador tem contrato até o fim de 2024.
Atlético e Flamengo vivem, novamente, indefinições em relação aos seus treinadores. Mesmo com resultados diferentes nos estaduais, Eduardo Coudet e Vitor Pereira têm futuros incertos.
O comandante do Galo venceu o Mineiro nesse domingo (9), mas
Já o técnico do Flamengo viu seu time ser goleado por 4 a 1 nesse domingo, na decisão do Carioca. Antes, ele já havia perdido Mundial de Clubes, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana. Nesta semana, os três clubes terão compromissos por Copa do Brasil e Campeonato Brasileirão.
Atlético: 4 títulos, 4 técnicos
O Atlético foi campeão estadual pela quarta vez consecutiva. Em cada campanha, um treinador diferente: Jorge Sampaoli, Cuca, Turco Mohamed e agora Eduardo Coudet. Nesse período, Cuca assumiu a equipe em uma segunda passagem e Lucas Gonçalves também teve jogos como treinador interino.
Cuca foi o mais vitorioso dos treinadores. Sob seu comando, o Galo foi campeão estadual, brasileiro e da Copa do Brasil. Turco Mohamed foi campeão da Supercopa do Brasil, batendo o Flamengo nos pênaltis.
Flamengo e a eterna sombra de JJ
O Flamengo viveu um período mágico entre 2019 e 2020 sob comando do português Jorge Jesus. Desde então, não há firmeza na sequência de nenhum treinador. Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Paulo Sousa, Dorival Júnior e Vítor Pereira comandaram o Rubro-Negro, mas nenhum se firmou no cargo.
Rogério chegou a ser campeão brasileiro em 2020 e da Supercopa do Brasil em 2021, mas não foi o suficiente para garanti-lo no cargo. A reta final campeã de Dorival Junior, conquistando a Copa do Brasil e a Libertadores em 2022, também não segurou o brasileiro no cargo - substituído por Vítor Pereira.
VP está no comando do Fla desde o início de 2023 e não conseguiu nenhum título até aqui. Decepcionou no Mundial de Clubes, perdeu a Supercopa do Brasil para o Palmeiras, a Recopa Sul-Americana para o Indepediente del Valle, além do vice-campeonato estadual.