Um dos grandes jogadores do futebol mundial neste século, Ronaldinho Gaúcho completa 43 anos nesta terça-feira (21). Último clube em que o craque se destacou e marcou história, o Atlético parabenizou o ex-jogador, um dos maiores responsáveis pela conquista da Copa Libertadores de 2013, maior título da história do Alvinegro.
Nas redes sociais, o Galo lembrou uma frase utilizada pelo “Bruxo” depois de eliminar o São Paulo nas oitavas de final da competição continental: “quanto está valendo, está valendo”. Na última rodada da fase de grupos da mesma edição, o Tricolor havia batido o time comandado por Cuca, que já estava classificado com a primeira colocação da chave garantida.
Ronaldinho chegou ao Atlético cercado de desconfiança depois de uma passagem conturbada pelo Flamengo. O craque estreou com boa atuação contra o Palmeiras, no Pacaembu. Logo no primeiro ano, o meia foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2012, edição em que o Alvinegro ficou com o vice-campeonato.
Já como ídolo do clube e acumulando atuações memoráveis, o R10 liderou o Galo na campanha avassaladora na fase de grupos da Copa Libertadores de 2013. Mesmo sem repetir o mesmo desempenho, ele foi importante nas fases finais da competição continental, conquistada pelo time comandado por Cuca.
No segundo semestre de 2013., Ronaldinho sofreu uma grave lesão muscular, mas se recuperou a tempo de disputar o Mundial de Clubes. O gol de empate marcado de falta contra o Raja Casablanca não foi suficiente para impedir a derrota no Marrocos.
Já com desempenho abaixo do esperado e com menos protagonismo, o craque ainda conquistou a Recopa Sul-Americana de 2014. A partida contra o Lanús, no Mineirão, foi a última dele pelo Atlético.
Números de Ronaldinho pelo Atlético
-
Jogos: 88
-
Vitórias: 45
-
Empates: 27
-
Derrotas: 16
-
Gols: 28