Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético carrega um trunfo em caso de novo empate diante do Millonarios

Galo nunca perdeu disputas de pênaltis pela Copa Libertadores como mandante

Hulk durante jogo de ida contra o Millonarios

O empate por 1 a 1 na partida de ida, na semana passada, no El Campín, em Bogotá, obriga o Atlético a vencer o Millonarios nesta quarta-feira (15), a partir das 21h30, no Mineirão, na partida de ida pela terceira fase da Copa Libertadores, para que o time de Eduardo Coudet garanta presença na fase de grupos.

Em caso de nova igualdade, por qualquer placar, a vaga será decidida nos pênaltis. E nesse tipo de disputa, como mandante, o Galo nunca foi derrotado na principal competição de clubes da América.

Por três vezes as penalidades foram necessárias em confrontos de mata-mata de Libertadores decididos pelo Atlético em Belo Horizonte. Em 2013, nas semifinais, a classificação para a decisão foi alcançada assim diante do Newell’s Ols Boys, da Argentina, no Independência.

A taça também foi erguida após uma disputa de pênaltis, diante do Olimpia, do Paraguai, no Mineirão.

A terceira disputa de pênaltis do Galo em Belo Horizonte foi nas oitavas de final de 2021, contra o Boca Juniors, da Argentina. E mais uma vez a classificação foi atleticana. Assim, como mandante, o aproveitamento alvinegro é de 100%.

Como visitante, o Atlético teve duas disputas de pênaltis pela frente. Essa história começa logo no primeiro duelo de mata-mata do clube na Libertadores, diante do Athletico-PR, nas oitavas de 2000. E o Galo leva a melhor dentro da Arena da Baixada.

No ano passado, nas quartas de final, após dois empates com o Palmeiras, o Galo foi eliminado nas penalidades.

Nos 19 jogos que o Atlético já disputou em Belo Horizonte, por mata-matas de Libertadores, foram dez vitórias e nove empates.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro