Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético defende retrospecto positivo diante do América e tabu em clássicos no Mineirão

Equipes se enfrentam neste sábado (25) em busca da melhor campanha geral do Campeonato Mineiro

No último clássico, empate por 1 a 1 no Independência, pelo Brasileirão 2022

Atlético e América se enfrentam neste sábado (25) no Mineirão, pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro. O clássico coloca frente a frente dois times invictos em 2023, mas fato é que o lado alvinegro vem se destacando no retrospecto recente de confrontos.

Nos últimos 20 encontros, o Galo venceu 13, além de seis empates e apenas uma vitória do Coelho – 2x1 como visitante no Independência pela 5ª rodada do Brasileirão 2022. Antes desse triunfo, a última vitória americana tinha sido em 2016, na primeira partida da final do Campeonato Mineiro, também no Independência – foram 21 jogos entre essas duas vitórias americanas.

Quando o recorte passa para os clássicos no Mineirão, mesmo palco deste sábado, a vantagem segue do lado atleticano. No Gigante da Pampulha, o América não vence o clássico desde 2005, quando fez 1x0 pelo Mineiro. Desde então, foram 12 jogos, com oito vitórias do Atlético e quatro empates.

Atualmente, Atlético e América brigam pela melhor posição no estadual, o que dá vantagem no mando de campo nas próximas fases. O Galo tem 16 pontos e lidera o grupo A, enquanto o Coelho, com 14, está na ponta do grupo B.

Uma vitória dará ao Atlético a melhor campanha geral na competição, e pode fazer com que o América seja ultrapassado pelo Cruzeiro na tabela geral. Por outro lado, caso o Coelho vença, irá assumir a liderança geral e depender apenas de si para ser mandante nas partidas decisivas tanto da semifinal como da final do estadual.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.