Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

História entre Atlético e Coudet iniciou há 27 anos, em decisão amarga para o Galo

Ainda como jogador, em 1995, Coudet participou de uma final história entre Rosário Central e Atlético, pela Copa Conmebol

Eduardo Coudet foi apresentado nesta quinta-feira

O mundo dá bola dá suas voltas. Mais uma prova desta máxima, é a chegada do argentino Eduardo Coudet ao Atlético. Na próxima segunda-feira (19), o primeiro contato do hoje treinador com o alvinegro completa 27 anos. Ainda como jogador, ele estava em campo, quando o Rosário Central conquistou seu primeiro título internacional, numa virada histórica sobre os mineiros.

Após perderem por 4 a 0 no Mineirão, para aquele Galo que tinha Taffarel, Euller, Renaldo e companhia, Los Canallas - apelido este adotado pelo clube argentino - não deixaram de acreditar e, no jogo de volta, em casa, devolveram a goleada e, nos pênaltis, ficaram com o caneco da Copa Conmebol de 1995, no intimidador estádio Gigante de Arroyto. O Atlético era comandado por Procópio Cardoso.

Nesta quinta-feira (15), dia da apresentação oficial no clube, Coudet foi perguntado sobre aquele momento e a importância em sua carreira. Sem muitos detalhes dos dois jogos em mente, ele conta:

‘Não me lembro tanto do jogo, mas sei que foi algo muito importante para o clube. Foi algo raro, numa final onde tomamos quatro gols aqui e fizemos quatro em Rosário. Já pensando em estou em outra etapa, estou muito feliz de estar aqui. Sei o que é o clube, o jeito que vamos jogar, o que é a torcida do Galo e estou ciente da responsabilidade que eu tenho. Quero fazer com que os torcedores sintam-se identificados com o que o time vai fazer dentro de campo’.

Ficha técnica:
Rosário Central-ARG 4 x 0 Atlético (4x3 nos pênaltis)

Decisão da Copa Conmebol de 1995.
Data: 19/12/1995.
Local: Gigante de Arroyito (Rosário/ARG).

Rosário Central-ARG: Roberto Bonano; Diego Ordóñez (Colusso), Horacio Carbonari, Federico Lussenhoff e Patricio Graff; Eduardo Coudet (Daniele), Omar Palma, Raúl Gordillo (Pobersnik) e Pablo Sánchez; Martín Cardetti e Rubén da Silva. Técnico: Ángel Tulio Zof.

Atlético: Taffarel; Dinho, Ronaldo, Ademir e Paulo Roberto; Éder Lopes, Doriva, Dedé (Carlos) e Gutemberg (Leandro); Renaldo e Ézio (Euller). Técnico: Procópio Cardoso.

Árbitro: Ernesto Filippi (Uruguai).

Gols: Rubén da Silva aos 22', Horacio Carbonari aos 38' e Martín Cardetti aos 39' do primeiro tempo; Horacio Carbonari aos 44' do segundo tempo.

Disputa de pênaltis:

- Atlético Mineiro: Doriva e Leandro perdem; Ronaldo, Taffarel e Euller convertem.

- Rosário Central: Omar Palma, Pobersnik e Horacio Carbonari convertem; Colusso perde; Rubén da Silva converte.

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).