A Liga Forte Futebol do Brasil (LFF), grupo responsável pelo desenvolvimento de uma liga menos desigual, teve avanço em conversas com investidores e pretende se reunir com Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, para discutir os formatos da competição após a Copa do Mundo no Catar.
Clubes integrantes da liga usaram suas redes sociais para divulgar o comunicado, que ressalta o interesse de investidores no desenvolvimento do projeto, baseado nos moldes da Premier League, considerada a melhor liga nacional do mundo.
Um dos principais temas debatidos pelo grupo é a divisão justa de recursos entre os clubes, visando proporcionar uma competição mais equilibrada e que promova o desenvolvimento técnico do torneio. O comunicado afirma a discussão do formato de divisão ‘mais equilibrada’ entre os clubes.
“Os termos aceitos em São Paulo por outros 6 clubes perpetuam o abismo que existe hoje, ao manterem a parte igualitária das receitas em 40%, enquanto nos campeonatos mais bem-sucedidos este porcentual pode chegar a 68% somando todos os direitos domésticos, internacionais e de marketing, caso da Premier League (liga do Campeonato Inglês), por exemplo. Não é aceitável que haja clubes ganhando 6 vezes mais do que outros, enquanto nas melhores ligas do mundo essa diferença não ultrapassa 3,5 vezes”,
Diante do avanço das tratativas, o grupo e os clubes solicitam reunião com a CBF para discutir assuntos relacionados ao futebol nacional. Ednaldo Rodrigues está no Catar, acompanhando a Copa do Mundo, e integrantes da liga aguardam o retorno do presidente para iniciar conversas.
A Liga conta com 25 clubes, contando com equipes das Séries A, B e C, são eles: América-MG,
Matéria sob supervisão de Enzo Menezes.