Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Maringá escalou jogador irregular contra o América? O que diz o regulamento da CBF

Meia Zé Vitor, de 23 anos, foi titular na classificação do time paranaense na Copa do Brasil

Após a eliminação na Copa do Brasil, torcedores do América levantaram a possibilidade de que o meia Zé Vitor, do Maringá, poderia estar em condição irregular para o jogo disputado nessa terça-feira (28), no Paraná. O atleta foi expulso na Copa do Brasil de 2023 e não cumpriu a suspensão automática naquela edição.

O departamento jurídico do clube mineiro já analisa o caso. O jogador foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva e foi punido com um jogo de suspensão. O Maringá alega que a punição foi revertida em cestas básicas.

De acordo com o artigo 56 do Regulamento Geral de Competições (RGC), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), “o atleta ou membro de comissão técnica transferido de um clube para outro clube carregará consigo as punições aplicadas pelo STJD, se pendentes de cumprimento, independentemente da série ou competição que esteja disputando”. Esse é o caso de Zé Vitor.

Titular no confronto, Zé Vitor foi substituído por Edison Negueba aos 33 minutos do segundo tempo.

No capítulo 4 do RGC, que trata da regularização de atletas para competições nacionais, o terceiro parágrafo do art. 60 indica que apenas as suspensões automáticas são extintas quando o time do atleta em questão for eliminado de um torneio eliminatório.

No dia 1º de março de 2023, Zé Vitor foi expulso quando jogava pelo Operário-PR contra o Operário-MS pela última edição da Copa do Brasil. Na ocasião, o meia saiu do banco de reservas aos 25 minutos do segundo tempo e foi expulso aos 41' por dar um chute na cabeça do adversário.

“Os impedimentos automáticos referidos no caput deste artigo e no art. 59 deste RGC consideram-se extintos se findada a competição ou a participação do clube em uma competição de caráter eliminatório”, diz parte do artigo.

Zé Vitor foi julgado pelo STJD após expulsão

Em 27 de abril de 2023, a 4ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou a expulsão de Zé Vitor e puniu o atleta com uma partida de suspensão.

Depois da expulsão na Copa do Brasil, Zé Vitor não atuou mais pelo Operário-PR e foi contratado pelo São Carlense, onde só fez jogos pela Segunda Divisão do Campeonato Paulista.

Zé Vitor pelo Maringá

Emprestado pelo São Carlense ao Maringá, Zé Vitor fez, nessa quarta-feira (28), o seu 11º jogo pelo time paranaense. Antes de jogar na Copa do Brasil, ele havia disputado dez partidas pelo Estadual.

Leia também

Matéria atualizada às 10h25
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.
Leia mais