Ouvindo...

Saiba quando diretoria do América vai apresentar proposta da SAF aos conselheiros

Coelho recebeu oferta de 120 milhões de euros, mas quer 80 milhões de euros apenas pelo futebol

América recebeu oferta milionária para vender 90% das ações da SAF

O América tem uma proposta para vender 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) por 120 milhões de euros (cerca de R$ 647 milhões na cotação atual) para um grupo de investidores comandado por um austríaco, como a Itatiaia informou com exclusividade. A oferta foi feita ao Coelho há cerca de 120 dias, mas ainda não foi apresentada aos conselheiros.

Em entrevista à Itatiaia, Marcus Salum, presidente da SAF do América, explicou o motivo. Ele revelou que os advogados do clube analisam calmamente a oferta para que o Coelho não tenha nenhum tipo de prejuízo com o acordo no futuro.

“Numa primeira discussão, quando a gente acha a proposta viável, ela vai para os poderes do clube, primeiro para o Conselho Conjuntivo e depois para o Conselho Deliberativo e Assembleia Geral. Por que não levamos? Porque não temos a garantia que essa proposta vai ter segurança para o América poder entrar na aventura da SAF. As pessoas envolvidas são de bom nível, sérias, mas estamos avaliando”, disse Salum.

“Só que ela é uma proposta ainda inconsistente, porque ela ainda tem uma discussão de uma série de coisas, como segurança que a gestão vai utilizar um recurso, vai pagar essa conta, que não é recurso próprio, é recurso de investidor. Tem uma série de problemas que nossos advogados estão tratando para, depois, o Conselho discutir. Ainda não estou extremamente otimista, porque é um recurso que vai ser captado por um grupo. Esse recurso, captado, é colocado no América. A operação tem que pagar, porque se não pagar gera risco para o América. O América vai fazer a SAF, desde que tenha uma boa proposta”, completou.

Salum acredita que o conselho poderá apreciar os documentos da possível venda da SAF do América em janeiro. Caso tudo dê certo, ele espera o anúncio do acordo para meados de 2024.

“Tem um grupo estudando, tem reuniões acontecendo. Quando for viável, a gente vai levar. Não é imediato. É um projeto, se der tudo certo, para o meio do ano que vem. Nós temos até cronograma junto com o investidor de aprovação. Tudo vai ser apresentado ao conselho. Nada no América é feito à deriva do conselho. Isso vai ser apresentado ao Conselho em janeiro. Temos 60 dias para discutir todas as cláusulas contratuais”, concluiu.

Saiba mais sobre a oferta

A proposta inclui o controle de todo o departamento de futebol. Isso inclui profissional, base, feminino, além de propriedades comerciais do clube. A princípio, os imóveis do América não entrariam na negociação com o grupo austríaco.

Marcus Salum, presidente da SAF do América, detalhou a proposta em entrevista exclusiva à Itatiaia. O dirigente diz que o Coelho não vai negociar o CT Lanna Drumond e o Independência. Com isso, o valor da oferta cai para 80 milhões de euros (cerca de R$ 431 milhões).

“A proposta inicial era de 120 milhões de euros, mas não era só o futebol, envolvia dois elementos: um de exploração de estádio no Brasil e um centro de excelência física no Brasil, que nós eliminamos da proposta, que eram de 20 milhões de euros cada um. A proposta do futebol é de 80 milhões de euros”, disse Salum.

Túlio Kaizer é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte e tem grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.