Já rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, o América segue se movimentando nos bastidores para reformular o elenco que disputará a segunda divisão em 2024. De forma interina, o técnico Diogo Giacomini já comandou a equipe americana nas duas últimas partidas e ficará no cargo nos três compromissos finais do Brasileirão.
Por outro lado, o Coelho procura um nome para assumir o comando no próximo ano e liderar o projeto que visa o retorno à Série A. Na análise de Euler Araújo, membro do Conselho de Administração do América, o perfil é bem definido e tem como inspiração o legado de dois treinadores com passagens recentes e importantes: Lisca e Vagner Mancini.
“Quando o Lisca chegou, ele encontrou um modelo de jogo muito interessante e somos muito gratos a ele e à comissão por essa implementação. O Mancini trouxe algo inegável, que também nos deixa muito grato: a coragem. No ano passado, o América ganhou de 15 dos 19 adversários na Série A, e só não venceu Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Fortaleza. Essa coragem e agressividade com a qual atuávamos foi muito importante para enfrentar todas as equipes de igual para igual”, destacou Euler.
Nos tempos de Lisca e Mancini, a equipe americana chegou à semifinal da Copa do Brasil pela primeira vez em 2020, e disputou as Copas Libertadores e Sul-Americana em 2022 e 2023, respectivamente, também pela primeira vez. Euler Araújo frisou que o perfil de agressividade e transição rápida, presente com esses profissionais, será a base de busca do Coelho para a temporada 2024.
“Queremos um treinador com esse modelo de jogo, com agressividade e transição rápida, é o que vai ser mantido e é o que vamos trabalhar no perfil do treinador. Um treinador que joga muito reativo está fora dos planos, queremos manter a linha implementada pelos treinadores anteriores”, completou.
Antes do encerramento da temporada 2023, o América ainda enfrenta o Palmeiras no Allianz Parque nesta quarta-feira (29); o Bahia no domingo (3) no Independência; e o Goiás na próxima quarta (6) na Serrinha. Após 35 jogos, o Coelho é lanterna da Série A com 21 pontos.