A classificação do América sobre o Red Bull Bragantino nessa quinta-feira (11), pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, contou com um momento curioso. O técnico Diogo Giacomini optou por substituir, no intervalo, o goleiro Mateus Pasinato após este falhar no primeiro gol do Massa Bruta. Em seu lugar entrou Matheus Cavichioli, que se tornou herói do jogo ao defender duas cobranças na decisão por pênaltis.
“Sobre a substituição do Mateus Pasinato no intervalo, assim como Javier Méndez saiu aos 20 e poucos minutos do primeiro tempo, acho que o futebol tem que quebrar paradigmas e se espelhar mais em outros esportes coletivos. Neles, têm substituições a todo momento. Um levantador de vôlei, se estiver em um dia ruim tecnicamente, ele sai para um reserva entrar. O futebol não tem esse predicado, mas é um esporte de alto rendimento”, disse Giacomini.
“Então, todo atleta pode ter seu dia ruim. Assim como em todos os jogos de futebol, em que algum jogador de linha sai no intervalo, o goleiro pode estar saindo também. É uma coisa que nós podemos pensar no rendimento da equipe. Se tem um jogador que, naquele dia, não está conseguindo jogar em seu potencial máximo, ele é passível de substituição”, finalizou.
Herói do América
Cavichioli não vivia bom momento no América. Ele tinha entrado pela última vez em campo há pouco menos de dois meses. O goleiro foi titular pela última vez na derrota por 2 a 1 do América contra o Internacional, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois disso, perdeu espaço e viu o colega de time assumir a titularidade.
Na ausência de Cavichioli, a titularidade foi assumida por Mateus Pasinato, que vivia bom momento. Porém, o primeiro gol da noite na Neo Química Arena foi em uma falha do então titular. O goleiro se atrapalhou na saída de bola e viu Sorriso marcar o gol para o Red Bull Bragantino. A partida foi para o intervalo empatada em 2 a 2.
O técnico interino Diogo Giacomini acionou o Cavichioli no intervalo. Na disputa de pênaltis, o ídolo americano brilhou. O goleiro defendeu a primeira (Léo Ortiz) e a última cobrança (Thiago Borbas) para garantir o placar em 4x3 na disputa e classificar o Coelho. Ao final da partida, o atleta exaltou o grupo de jogadores.