A noite desta quarta-feira marca a primeira partida do América na história da Copa Sul-Americana. E o Coelho terá uma missão: vencer o seu primeiro jogo em torneios continentais.
No ano passado, o Coelho disputou a Copa Libertadores, seu primeiro torneio organizado pela Conmebol. E a campanha, apesar de emocionante com classificações incríveis nas fases eliminatórias, foi decepcionante, já que o time terminou em último na fase de grupos.
Nas fases eliminatórias, o América enfrentou Guaraní, do Paraguai, e Barcelona, do Equador. Contra os paraguaios, derrota no Independência por 1 a 0. Na volta, o Coelho venceu por 3 a 2, com um gol nos acréscimos. Nos pênaltis, a equipe mineira levou a melhor.
Já o confronto contra o Barcelona terminou com dois empates por 0 a 0. Mais uma vez, o América brilhou nos pênaltis e avançou à fase de grupos.
O time americano caiu no Grupo D, com Atlético, Independiente del Valle, do Equador, e Tolima, da Colômbia. E o saldo foi negativo: apenas dois pontos conquistados, nenhum deles no Independência.
Em casa, o América perdeu por 2 a 0 para o Del Valle na estreia. Depois, o Coelho jogou com o Tolima no Horto e perdeu por 3 a 2, de virada. O último rival foi o Atlético, que bateu o time alviverde por 2 a 1.
No total, são cinco jogos, com quatro derrotas e um empate. O Coelho tem aproveitamento de 6,6%. Foram três gols marcados e oito sofridos.
A chance de virar o retrospecto é na noite desta quarta-feira. A partir das 21h, o América recebe o tradicional Peñarol, do Uruguai, pela primeira rodada do grupo F da Copa Sul-Americana, que também conta com Millonarios, da Colômbia, e Defensa y Justicia, da Argentina.