Todos os anos, o Troféu Guará Bmg oferece uma premiação especial, em homenagem à história construída no futebol mineiro, seja por um clube ou uma personalidade. Um dos nomes mais importantes da história do futebol em Minas Gerais, o ídolo do América, Jair Bala, foi o homenageado na edição 2023.
Jair Bala morreu no fim de 2022, aos 79 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Na premiação, ele foi representado pela viúva, Sônia Albano, que se emocionou com o tributo prestado ao ídolo alviverde.
“É uma pessoa maravilhosa, fomos casados por quase 60 anos. É um troféu merecido, porque ele foi perfeito como jogador, como técnico, e como americano. Muito obrigada”, afirmou com emoção.
Ela recebeu o troféu das mãos de Ricardo Guimarães, presidente do Banco Bmg, que rasgou elogios à carreira e contribuição de Jair Bala ao futebol de Minas Gerais e do Brasil.
“Ele tem uma história muito bonita, muito vitoriosa aqui no futebol mineiro, e no futebol brasileiro. Sinto muito orgulho de poder fazer a entrega desse troféu, eu vi o Jair Bala jogar, assisti a vários jogos dele, e como atleticano, ele fazia muita raiva na gente. É um orgulho muito grande, o Jair Bala merece esse reconhecimento”, comentou.