A derrota para o Botafogo na noite dessa segunda-feira (8) complicou a vida do Atlético na luta por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Antes de entrar em campo, de acordo com o departamento do matemática da UFMG, o Galo tinha mais de 70% de chances de classificação. Após a derrota por 2 a 0 em casa, o número reduziu para 56,7%.
Quem se beneficiou diretamente com o resultado negativo do rival de Belo Horizonte foi o América. Com o mesmo objetivo nas rodadas finais do Brasileirão, o Coelho é o sétimo colocado neste momento, à frente do time alvinegro.
Segundo o mesmo estudo da UFMG, a equipe comandada por Vagner Mancini tem 72% de chances de conquistar uma vaga para a próxima edição da Copa Libertadores antes da abertura da penúltima rodada do Brasileirão.
Os números vão se modificar na noite desta terça-feira (8). Nono colocado e principal postulante a tirar os mineiros do G-8, o São Paulo enfrenta o Internacional no Morumbi a partir das 21h30. Para os mineiros, um mau resultado do Tricolor Paulista seria importante na reta final da competição.
Por conta do título do Flamengo na Copa Libertadores e Copa do Brasil, os seis primeiros colocados no Brasileirão avançam diretamente para a fase de grupos da competição continental. Sétimo e oitavo colocados terão que disputar primeiras fases.