Agora no rádio...

Palavra Aberta

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

CBF define as datas da janela de transferências dos Estaduais; entenda a regra

De 10 de março a 11 de abril, jogadores que estejam nos Campeonatos Estaduais podem se transferir para os times que vão disputar as Séries A, B e C

Sede da CBF, no Rio

A CBF manteve para 2025 uma janela extra de transferências para jogadores que tenham participado dos Estaduais possam se acomodar em outros clubes ao final da competição local. Em 2025 será de 10 de março a 11 de abril. Clubes que disputam as Séries A, B e C poderão contratar.

A primeira janela e transferências do ano termina em 28 de fevereiro, na próxima sexta-feira, antes portanto do fim dos Campeonatos Estaduais, programado para 22 de março.

Isso cria um dilema para o departamento de registros da confederação brasileira: e os jogadores que disputam Estaduais por clubes sem calendário ao término dessas competições?

Para evitar que atletas percam oportunidade de jogar no Brasileirão, a CBF criou uma exceção em seu Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas. Ela funciona assim:

  • Jogadores que tiverem vínculo encerrado com os clubes de 10 de março a 11 de abril poderão acertar contrato com uma nova equipe, desde que tenham sido inscritos em algum Campeonato Estadual;
  • Essa regra só vale para transferências nacionais.

“Essa exceção se aplica exclusivamente para os jogadores que tenham disputado o Estadual. Caso o atleta não tenha disputado o Estadual, para se transferir a um clube deverá aguardar a próxima janela de transferências”, explicou o advogado Eduardo Carlezzo, especialista em direito desportivo.

A Série A começa em 29 de março, uma semana depois do fim dos Estaduais. A Série B tem início em 5 de abril e a C em 13 de abril.

Uma outra possibilidade de se contratar fora do período de janela de transferências é se o jogador tiver encerrado vínculo com o clube anterior antes de 28 de fevereiro. Isso pode valer para qualquer atleta, inclusive para aqueles que estavam fora do país.

Outras duas janelas de transferências acontecerão em 2025, além da que termina na semana que vem e da referente aos Estaduais.

  • Janela Excepcional de Registro (Pré-Copa do Mundo de Clubes da FIFA): início em 2 de junho de 2025 (segunda-feira) e término em 10 de junho de 2025 (terça-feira). Todos os clubes, mesmo os que não participarem do Mundial, podem utilizá-la.
  • Segunda Janela de Registro: início em 10 de julho de 2025 (quinta-feira) e término em 2 de setembro de 2025 (terça-feira).
Leia também

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.