O Palmeiras conquistou seu terceiro título do Campeonato Brasileiro Sub-20 ao vencer o Cruzeiro por 3 a 0 nesta segunda-feira (30), no Allianz Parque, em São Paulo. Os gols foram marcados pelo meia Allan e o volante Coutinho (2). A partida de ida terminou empatada por 2 a 2. Portanto, o placar agregado ficou em 5 a 2 para o Alviverde.
As outras ocasiões em que levantou a taça do torneio nacional da categoria foram em 2018 e 2022. A Raposa segue como líder do ranking de troféus do Brasileiro Sub-20, com quatro. Clique aqui e veja a lista completa.
O título sobre Cruzeiro rendeu ao Palmeiras a classificação para a Libertadores Sub-20, que será disputada entre 1º e 16 de março de 2025, no Paraguai. O atual campeão é o Flamengo, que também tem vaga garantida.
Como foi o jogo
Palmeiras e Cruzeiro fizeram duelo “travado” no primeiro tempo, a não ser pelas escapadas em jogadas individuais de alguns atletas alviverdes, como o atacante Thalys.
Em uma das investidas, a defesa do Cruzeiro ficou exposta. Coutinho deixou para Luighi, que ajeitou até Allan. Com espaço, o camisa 10 arrumou o corpo e finalizou rasteiro no canto do goleiro Otávio: 1 a 0. Ainda houve tempo para, aos 43 minutos do primeiro tempo, o volante Coutinho ampliar de cabeça, após escanteio: 2 a 0.
Segundo tempo de controle palmeirense
Durante a etapa complementar, o Cruzeiro não teve forças para pressionar o Palmeiras, que controlou o resultado. A melhor oportunidade mineira foi com Nicolas, em finalização no início. Em mais um escanteio, aos 14 minutos Coutinho novamente marcou de cabeça, sozinho na primeira trave: 3 a 0.
O Verdão passou a deixar o adversário com a bola por mais tempo, e a Raposa avançou ao ataque. Apesar de algumas oportunidades cruzeirenses, o Palmeiras administrou o resultado e ficou com o título. O volante Patrick, capitão alviverde, foi expulso.
Provocações e festa
A torcida do Palmeiras, que compareceu ao estádio em peso — até porque o ingresso era gratuito —, cantou músicas em provocação ao Cruzeiro do começo ao fim e gritou até “olé" nas arquibancadas. O sistema de som do estádio anunciava todos os gols do Verdão como “verdadeiro Palestra” — ambos os clubes se chamavam Palestra Itália no passado.
Palmeiras 3 x 0 Cruzeiro
Escalação do Palmeiras
Deivid; Gilberto, Robson, Benedetti e Arthur (André Lucas); Coutinho (Davi), Patrick e Allan (Ediney); Riquelme (Sorriso), Luighi (Daniel) e Thalys. Técnico: Lucas Andrade.
Escalação do Cruzeiro
Otávio; Nicolas, Janderson, Pedrão e Kauã Prates; Italo Isaac, Jhosefer e Xavier (Henrique Silva); Tevis, Kaique Kenji (Rayan Lelis) e Arthur Viana (Ruan Gabriel). Técnico: Fernando Oliveira
- Motivo: Segundo jogo da final do Brasileirão Sub-20
- Data e horário: segunda-feira, 30 de setembro de 2024, às 18h30 (de Brasília)
- Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
- Gols: Allan e Coutinho [2] (Palmeiras)
- Público: 23.325 pessoas
- Cartão vermelho: Patrick (Palmeiras)