Ouvindo...

Times

CBF lamenta morte de Celeste Arantes, a mãe de Pelé, aos 101 anos

Jogos do final de semana organizados pela confederação terão um minuto de silêncio

Em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde acompanha a preparação da Seleção Brasileira para estrear na Copa América, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, lamentou nesta sexta-feira (21) a morte de Celeste Arantes, a mãe de Pelé.

“Hoje é um dia triste para os fãs do futebol. O Pelé sempre teve um carinho especial pela Dona Celeste, que nos cativava. Dona Celeste foi uma mulher negra que lutou junto com o seu marido para superar os obstáculos e criar uma família com muita honra e dignidade. Gostaria de enviar minhas condolências aos familiares e amigos neste momento de pesar”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Dona Celeste morreu nesta sexta-feira (21), em Santos, cidade onde Edson Arantes do Nascimento, seu filho, fez carreira no futebol jogando no Santos como Pelé. Ela tinha 101 anos e estava hospitalizada há oito dias, mas não teve a causa da morte confirmada, de acordo com o G1.

Celeste era mãe de três filhos, todos frutos do relacionamento com Dondinho: Pelé, Jair e Maria Lúcia. A única mulher era responsável pelos cuidados com a mãe. O pai de Pelé morreu em 1996.

Celeste era contra a carreira de Pelé no futebol. O pai, Dondinho, teve carreira frustrada no esporte com muitas lesões.

Pelé homenageou a mãe no dia 20 de novembro de 2022. O dia, marcado pela abertura da Copa do Mundo do Catar, coincidiu com o centenário de Celeste.

“Desde criancinha, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Eu tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser o seu filho. Compartilho essas fotos com vocês, com muita emoção por celebrar este dia. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe”, escreveu.

Pelé morreu no dia 29 de dezembro de 2022, em São Paulo. A mãe, à época, estava acamada e não soube da notícia de imediato.

Em razão do falecimento de Dona Celeste, a CBF determinou que haja um minuto de silêncio em todas as partidas do fim de semana organizadas pela confederação brasileira.

A Seleção Brasileira estreia na Copa América na próxima segunda-feira (24), contra a Costa Rica, no SoFI Stadium, em Inglewood, na região de Los Angeles. No Grupo D ainda estão Paraguai e Colômbia.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Portal de esportes da Itatiaia
Leia mais