O comentarista Bruno Formiga, do Canal TNT Sports, montou a seleção ideal de jogadores que atuaram no Brasil no século XXI. O vídeo foi gravado para o quadro “Polêmicas Vazias”, publicado no YouTube.
De acordo com Bruno Formiga, os critérios são: relevância, impacto, títulos, talento e constância.
A lista conta com três ex-jogadores do Cruzeiro e um do Atlético. Sorín, Maldonado e Arrascaeta são os representantes da equipe celeste, enquanto Petkovic foi o único que vestiu a camisa alvinegra.
Veja a seleção
- Gatito Fernández
- Lugano
- Gustavo Gómez
- Sorín
- Maldonado
- Petkovic
- Arrascaeta
- D’Alessandro
- Cano
- Tévez
- Suárez
Veja as explicações de Bruno Formiga
Gatito Fernández
- No gol não temos muitas opções, o que quer dizer que produzimos excelentes goleiros aqui. O goleiro é Gatito Fernández, que foi muito bem e constante no Botafogo, mas também muito bem no Vitória e no Figueirense. Tecnicamente, é o melhor goleiro estrangeiro que a gente teve aqui.
Lugano e Gustavo Gómez
- Não vai ter lateral-direito esse time aqui, vão ser três zagueiros, sendo um lateral-esquerdo. A nossa zaga vai ser Lugano e Gustavo Gómez. É uma zaga que tem 15 títulos, quatro com o Lugano, sendo Mundial, Libertadores, Libertadores e Paulista, junto com o Gómez, vencedor de 11 títulos pelo Palmeiras.
Sorín
- Ao lado deles, Sorín. Ele vai estar na linha defensiva. Ele tem títulos no Cruzeiro, protagonismo. Ele foi e voltou, e voltou sendo importante. Sempre jogando muito bem, pisando na área, metendo gol. Quem viu, sabe do que estou falando. Era maravilhoso.
Maldonado
- Maldonado tem 16 títulos no futebol brasileiro, sendo 13 só neste século. Ele foi constante, muito técnico, excelente passador, dominava o meio de campo. Ele jogou bem no São Paulo, no Cruzeiro, no Santos e no Flamengo. E ganhou título em todos esses times. E ele vai ter que sustentar uma galera.
Petkovic, Arrascaeta e D’Alessandro
- Não tem como tirar nenhum desses, D’Alessandro, Arrascaeta e Petkovic. Tive que tirar o Seedorf. Esse time teria cinco meio-campistas, mas tive que colocar um atacante a mais. E aí caiu o Seedorf.
- O Pet é um dos maiores ídolos do Flamengo. Até o Arrascaeta aparecer, era o grande meia do Flamengo depois do Zico. O Pet era impressionante, com plástica e constância. O Arrascaeta tem 14 títulos, é o artilheiro estrangeiro do século no Brasil. Não tem como ficar fora. E o D’Alessandro tem 13 títulos, campeão de praticamente tudo pelo Internacional.
Cano
- No ataque, um é indiscutível: Cano. Ele tem 127 gols em 230 jogos no futebol brasileiro. Já foi artilheiro do Carioca, Copa do Brasil, Brasileiro e Libertadores.
Tévez e Suárez
- O ataque é completado por Carlitos Tévez e Luis Suárez. Não tem como ficar sem nenhum desses caras. Tévez teve uma das grandes temporadas da história de qualquer ser humano no futebol brasileiro. Foi Rei da América em 2005, craque do Brasileirão.
- Suárez também foi Bola de Ouro no Brasileirão. Foi vice-campeão e vice-artilheiro do Brasileiro, com 36 anos. Suárez jogou bem quase todos os jogos.