Um dos treinadores históricos do futebol brasileiro,
O Campeonato Brasileiro de 1975 contou com 42 clubes e tinha quatro fases antes das disputas finais. O Internacional, comandado por Rubens Minelli chegou para disputa do título contra o Cruzeiro, comandado por Zezé Moreira.
O jogo terminou com vitória colorada por 1 a 0, gol de Figueroa. O Inter tinha nomes como Manga, Falcão e Paulo César Carpeggiani. O time estrelado contava com Raul, Nelinho, Piazza, Zé Carlos, Roberto Batata, Palhinha e Joãozinho.
O Brasileirão de 1977 contou com 62 clubes e também foi marcante. Agora comandando o São Paulo, Minelli levou o Tricolor Paulista para a grande final. O adversário era o Atlético, um dos melhores times do Brasil de campanha invicta no torneio.
A final foi disputada em jogo único e no Mineirão, pelo fato do Galo ter a melhor campanha. No tempo regulamentar, empate sem gols. Na decisão por pênaltis, vitória por 3 a 2 para a equipe visitante. O Galo terminou a competição com o vice-campeonato, sem perder nenhuma partida.
Sem final, mas novamente algoz
O título de 1975 foi a segunda vez que Minelli ‘tirou’ um título nacional do Cruzeiro. O Brasileirão de 1969 foi conquistado pelo Palmeiras, com o treinador no banco de reservas. A fórmula de disputa daquele ano não tinha uma final, mas sim um quadrangular final.
Na disputa, o título ficou entre Palmeiras, Cruzeiro, Corinthians e Botafogo. O time paulista foi campeão e a equipe estrelada ficou em segundo lugar. A diferença foi um gol de saldo a favor dos comandados de Minelli.