O Sport perdeu dois pontos que podem ser preciosos ao fim da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe rubro-negra fez, diante da Ponte Preta, uma partida de muita oscilação. Após um início avassalador da Macaca, que chegou a fazer 3 a 0 na noite desta segunda-feira (9), o Leão reagiu e conseguiu empatar o jogo no segundo tempo. Insuficiente para evitar as vaias da torcida na Ilha do Retiro.
A Ponte Preta marcou com Maílton, duas vezes, e Jeh; o Sport reagiu com Vagner Love, voltando a marcar após 11 jogos, Fabrício Daniel e Jorginho. O empate nesta 31ª rodada da competição tirou a oportunidade de o Leão se aproximar do líder Vitória e de abrir vantagem no G4. A Macaca, por sua vez, chegou ao sexto jogo seguido sem vencer.
Como fica a classificação
Com o resultado, o Sport alcançou os 55 pontos, mantendo-se na vice-liderança da competição, a três do líder Vitória, mas apenas dois acima do Atlético-GO, primeira equipe fora do G4. A Ponte Preta, por sua vez, soma 34 pontos, na 16ª posição, uma acima da zona de rebaixamento.
Próximos compromissos
O Sport volta a jogar na próxima segunda-feira (16), quando visitará o Juventude, em Caxias do Sul. Um dia antes, no domingo (15), a Ponte Preta receberá o Atlético-GO, no Moisés Lucarelli.
Primeiro tempo da Macaca
A Ponte Preta surpreendeu o Sport. Jogando um futebol lento, pouco incisivo e com problemas na transição, o Leão não conseguia envolver a Macaca, que por sua vez não perdia a chance de retardar o jogo o máximo possível. A famosa “cera”.
Num lance de contra-ataque, a equipe paulista finalizou a primeira aos 25 minutos. Mortal. Bola em profundidade para Jeferson Jeh entrar na área e bater. A bola desvia em Sabino e vence Denis: 1 a 0. Impactado pelo revés, o Sport não tardou a sofrer o segundo e o terceiro.
Aos 29, mais um contra-ataque letal da Ponte, desta vez com Maílton, pela esquerda, entrando em velocidade e batendo no canto de Denis. Aos 34, Maílton solta a bomba e a bola bate na mão de Rafael Thyere. Pênalti que o próprio Maíton bate e amplia.
O Sport, sob intensa vaia da torcida que enchia o estádio, só finalizou a primeira aos 39, com cabeçada de Sabino, por cima do gol. Nesta altura, o técnico Enderson Moreira já havia tirado Peglow e Ronaldo para as entradas de Diego Souza e Alan Ruiz. A equipe melhorou. Aos 48, o gol da esperança. Finalização de Jorginho com Vagner Love desviando para a bola entrar lentamente no gol.
A reação do Sport
Após o intervalo, o Leão voltou com uma formação ainda mais ofensiva, com o Fabrício Daniel e Felipe, nas vagas de Labandeira e Eduardo. Aos 2 minutos, o lance mais bonito do jogo: passe de Love para Diego Souza, que domina no peito e finaliza de bicicleta. Caíque França defende. Aos 11, chute cruzado de Love chuta e Diego Souza quase marca.
Aos 20 minutos, Fabrício Daniel fez jogada individual e foi derrubado na área. Pênalto que ele mesmo foi para a cobrança e diminuiu o placar: 3 a 2. Aos 27, quase Fabrício Daniel empate, em boa defesa de Caíque. Com a Ponte atordoada e no embalo da torcida, o Leão chegou ao empate aos 33. Cruzamento de Edinho, a defesa falhou e Jorginho, no segundo pau, fuzilou para as redes.
Após o empate, a torcida inflamou a Ilha, mas a equipe rubro-negra não conseguiu manter o ímpeto. A Ponte, na defesa, segurou o resultado até o fim.
Sport 3 x 3 Ponte Preta
Sport
Denis; Eduardo (Felipe), Sabino, Rafael Thyere e Felipinho; Fabinho, Ronaldo (Diego Souza) e Jorginho; João Peglow (Alan Ruiz), Facundo Labandeira (Fabrício Daniel) e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.
Ponte Preta
Caíque França, Luiz Felipe, Mateus Silva (Thomás Kayck), Thiago Oliveira e Artur; Felipinho, Léo Naldi e Felipe Amaral (Ramon Carvalho); Maílton (Tales), Eliel (Samuel Andrade) e Jeh (Paul Villero). Técnico: João Brigatti.
Gols
Vagner Love (48min1T), Fabrício Daniel (24min2T) e Jorginho (33min2T); Jeferson Jeh (25min1T) e Mailton (29 e 36min1T), para a Ponte Preta.
Cartões amarelos
Rafael Thyere e Facundo Labandeira, para o Sport; Arthur e Paul Villero, para a Ponte Preta.
Público: 25.247.
Renda: R$ 477.655,00.
Motivo: 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 9 de outubro de 2023 (segunda-feira), às 20h (de Brasília).
Local: Ilha do Retiro, no Recife.
Árbitro: osé Mendonca da Silva Junior (PR).
Auxiliares: Victor Hugo Imazu dos Santos e Jefferson Cleiton Piva da Silva (ambos do PR).
Árbitro de vídeo: Philip Georg Bennett (RJ)