Ouvindo...

Everaldo faz hat-trick, e Bahia vence o Goiás em jogão de 10 gols pela Série A

Jogo na Serrinha teve chuva de gols e terminou melhor para o Esquadrão, que ultrapassou o Esmeraldino e deixou a zona de rebaixamento

Everaldo, do Bahia: 20 gols em 2023 (Brasileiro: 9 / Baiano: 6 / Copa do Nordeste: 3 / Copa do Brasil: 2)

Foi um daqueles jogos que ficarão marcados para a história do Campeonato Brasileiro. Goiás e Bahia fizeram uma partida de memoráveis dez gols, na tarde deste sábado (7), na Serrinha, em Goiânia. Três deles marcado por um único jogador: Everaldo. O atacante, que estava num jejum de sete rodadas sem marcar, anotou um hat-trick e foi o principal responsável pelo triunfo tricolor por 6 a 4.

Apenas no primeiro tempo, foram seis gols, com três para cada lado. Além de Everaldo, marcaram para o Bahia, Gilberto, num verdadeiro golaço em falta antes do meio de campo, Rafael Ratão e Biel. Para o Goiás, agora somando sete jogos sem vencer na competição, anotaram Guilherme Marques (duas vezes), Matheus Babi e João Magno.

Bahia deixa a zona de rebaixamento

Com o resultado, o Bahia chegou aos 28 pontos, ultrapassando o próprio Goiás, com 27. Com a pontuação, o Esquadrão alcançou a 15ª posição, saindo, pelo menos temporariamente, da zona de rebaixamento.

A equipe do técnico Rogério Ceni, porém, ainda pode cair dois postos e regressar para a zona de rebaixamento, em caso de triunfos de Vasco e Santos na rodada. O Goiás, em 17º, pode cair mais uma posição, também a depender do jogo vascaíno nesta noite diante do São Paulo.

Próximos compromissos

O Bahia voltará a jogar somente daqui a 11 dias, quando receberá o Internacional, na quarta-feira, dia 18, na Fonte Nova. No mesmo dia, o Goiás receberá o São Paulo, novamente em casa.

Primeiro tempo de seis gols

Foi um primeiro tempo, seguramente, dos mais agitados do futebol brasileiro na atual temporada. Goiás e Bahia fizeram um duelo de peito aberto. Em 52 minutos, foram seis gols marcados, com três para cada lado.

O Esquadrão começou melhor. Comandado por Cauly, voltando de lesão e fazendo a diferença, a equipe baiana abriu o placar aos 14 minutos. Foi do meia o passe para Everaldo, criticado pela torcida, encerrar o jejum de sete jogos sem marcar.

Aos 18, o lance mais emblemático do jogo. Gilberto bateu uma falta antes do meio de campo, pegando o goleiro esmeraldino Tadeu adiantado: golaço. Após o lance, a torcida do Goiás passou a vaiar o goleiro. O Bahia, soberano no jogo, por pouco não amplia com Everaldo, aos 24.

Logo a seguir, a equipe da casa dava sinais de vida. Aos 26, João Magno encontrou Guilherme Marques dentro da área. O atacante encostou para diminuir o placar. Aos 35, Hugo soltou uma bomba no ângulo e Marcos Felipe fez grande defesa, no ângulo.

O Bahia até chegou a ampliar novamente aos 41, com Cauly. Mas o lance foi invalidado pelo VAR, por impedimento. Melhor para o Goiás. Aos 44, Rezende derrubou Bruno na área. Pênalti que Guilherme Marques foi para a cobrança e marcou mais um. O empate veio aos 48. Matheus Babi, que tinha acabado de entrar, aproveitou cruzamento e toca no canto esquerdo de Marcos Felipe: 3 a 3.

Mais gols no segundo tempo

A etapa final começou com o mesmo ritmo da primeira: intensa. O Goiás virou o jogo aos 4 minutos: passe de Hugo para João Magno completar para o gol vazio: 4 a 3. O Bahia deixou tudo igual mais uma vez com Everaldo, após grande jogada de Cauly, aos 7 minutos.

A virada, desta vez a favor do Bahia, veio aos 10 minutos. Passe de Everaldo no segundo pau para Rafael Ratão chegar batendo: 5 a 4. Aos 24, o técnico Rogério Ceni tirou o meia Cauly e colocou o zagueiro Raul Gustavo. Mais fechado, o Esquadrão conseguiu evitar mais gols no jogo, garantindo o triunfo fora de casa. Melhor, ainda ampliou aos 50 minutos, com uma bomba de Biel, dando números finais ao jogo.

Goiás 4 x 6 Bahia

Goiás

Tadeu; Bruno Santos, Lucas Halter (Sidimar), Bruno Melo e Hugo (Sander); Willian Oliveira (Matheus Babi), Raphael Guzzo (Luís Oyama) e Guilherme Marques; Anderson Oliveira (Alesson), João Magno e Palácios. Técnico: Armando Evangelista.

Bahia

Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Vitor Hugo e Camilo Cándido (Matheus Bahia); Rezende, Yago Felipe (Acevedo), Thaciano e Cauly (Raul Gustavo); Ademir (Rafael Ratão) e Everaldo (Biel). Técnico: Rogério Ceni.

Gols

Guilherme Marques (26 e 46min1T), Matheus Babi (48min2T) e João Magno (4min2T), para o Goiás; Everaldo (14 e 36min1T, 7min2T), Gilberto (18min1T), Rafael Ratão (10min2T) e Biel (50min2T), para o Bahia.

Cartões amarelos

Lucas Halter, Bruno Santos, para o Goiás; Rezende, Biel para o Bahia.

Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 7 de outubro de 2023 (sábado), às 16h (de Brasília).
Local: Serrinha, em Goiânia.
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP).
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Gustavo Rodrigues de Oliveira (ambos de SP).
Árbitro de vídeo: Daiane Caroline Muniz dos Santos (SP).

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.