Brilhou a estrela de Diego Souza. O atacante de 38 anos reestreou pelo Sport como a torcida esperava: sendo decisivo. Numa noite de sexta-feira (15) em que o Leão esteve pouco inspirado, bastou uma oportunidade para o camisa 87 mostrar por que é ídolo, marcando o gol da vitória por 1 a 0 diante do lanterna ABC aos 44 minutos do segundo tempo. A vitória levou a equipe pernambucana à liderança provisória da 28ª rodada da Série B.
O resultado no estádio Frasqueirão, em Natal, coloca fim a um jejum de cinco jogos do Sport sem vencer na competição. De quebra, alivia a pressão sobre o técnico Enderson Moreira, alvo de questionamentos da torcida. Vale ressaltar, entretanto, que a equipe rubro-negra voltou a repetir um futebol pobre diante do adversário mais frágil da Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro completou 13 partidas sem êxito na competição.
Como fica a classificação
Com o resultado, o Sport chegou aos 50 pontos, ultrapassando o Vitória, que ainda jogará no domingo e poderá retomar a ponta da tabela. O ABC, enterrado na lanterna, mantém-se com 14 pontos, praticamente rebaixamento.
Próximos compromissos
O Sport volta a jogar no próximo sábado (23), quando receberá o Londrina, na Ilha do Retiro, no Recife. Dois dias depois, na segunda-feira (25), o ABC visitará o Novorizontino, no Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte.
Principais lances do jogo
ABC e Sport fizeram um primeiro tempo nivelado. O que não quer dizer propriamente que o jogo foi bom. Errando muitos passes, pouca criatividade e raros momentos de inspiração, as duas equipes praticamente não empolgaram o torcedor presente.
O Leão, num lance de exceção, assustou uma única vez. Já aos 42 minutos, passe em profundidade para Rosales, que cruzou. Peglow, sozinho, errou a cabeçada. Felipinho conseguiu bater voltando e Jorginho foi travado por Alemão, praticamente sob a barra. Apesar da chegada, o Sport não finalizou nenhuma vez à meta adversária.
As duas equipes voltaram par ao segundo tempo com posturas similares. O Leão, tentando tomar as ações, pergou boa oportunidade, aos 12 minutos, quando Jorginho cruzou para Peglow. O atacante dominou mal e, de frente com o goleiro, finalizou por cima do gol.
A estrela de Diego Souza na reestreia pelo Leão
Não tardou para que a torcida rubro-negra começasse a pedir Diego Souza no time. Relacionado para o jogo, o atacante de 38 anos fez a sua reestreia pelo Leão aos 23 minutos do segundo tempo, jogando ao lado de Love no ataque.
A entrada do ídolo do Sport valeu a pena por um único lance. Aos 44, Rosales chutou cruzado e Diego Souza, oportunista, apareceu sozinho na área para escorar e marcar o gol da vitória rubro-negra.
ABC 0 x 1 Sport
ABC
Michael, Alemão (Geovane Henrique), Fabrício, Afonso (Habraão) e Jhonnathan; Nathan Melo, Ramon e Thonny Anderson (Matheus Anjos); Fábio Lima (Andrey), Anderson Cordeiro e Paulo Sérgio. Técnico: Argel Fucks.
Sport
Denis; Eduardo (Rosales), Rafael Thyere, Sabino e Felipinho; Fabinho, Felipe (Ronaldo) e Jorginho (Diego Souza); João Peglow (Edinho), Vagner Love e Facundo Labandeira )Alan Ruiz). Técnico: Enderson Moreira.
Gol
Diego Souza (44min2T), para o Sport.
Cartões amarelos
Thonny Anderson, Fábio Lima, Jhonnathan, para o ABC; Rosales, para o Sport.
Público: 4.039.
Renda: R$ 85.975,00.
Motivo: 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 15 de setembro de 2023 (sexta-feira), às 21h30 (de Brasília).
Local: Frasqueirão, em Natal.
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP).
Auxiliares: Daniel Luis Marques (SP) e Schumacher Marques Gomes (PB).
Árbitro de vídeo: Marcio Henrique de Góis (SP).