É jogo dos desesperados na Série A do Campeonato Brasileiro. Vivendo o drama da luta contra o rebaixamento, América e Santos se enfrentam neste domingo (3), pela 22ª rodada da competição. A bola rola às 18h30 (de Brasília) no estádio Independência, em Belo Horizonte.
Antes do começo da rodada, ambas as equipes estão entre as quatro piores do campeonato. O América soma 13 pontos em 20 partidas e amarga a lanterna, enquanto o Santos tem 21 pontos em 21 jogos, ocupando o 17º lugar.
Em caso de vitória, o Coelho pode ganhar ao menos uma posição na tabela; o Peixe, por sua vez, pode não só deixar a zona de rebaixamento como ganhar até duas posições. Mesmo assim, os dois times ainda estão em situação de grande risco.
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o América tem 85,8% de chances de ser rebaixado. A análise aponta o Santos com 47,7% de possibilidade de descenso.
América com desfalques e chance de estreias
A equipe de Fabian Bustos ainda tem vários nomes entregues ao departamento médico. Alguns deles, inclusive, estão fora de ação já há algum tempo, como os atacantes Adyson e Aloísio. Outros jogadores machucados são Daniel Borges, Mikael, Benítez, Nikolas, Marlon, Marcinho e Renato Marques.
Se o departamento médico deixa a defesa americana muito desfalcada, as suspensões vão tirar peças do ataque para o jogo contra o Santos. Artilheiro do time na temporada, Mastriani foi expulso na vitória sobre o São Paulo, mesma situação de Wellington Paulista.
Por outro lado, o América está na expectativa pelas estreias do meia Cazares e o atacante Renato Kayzer. Ambos podem começar o jogo no banco, mas existe a possibilidade de Kayzer figurar no time titular.
Santos quer voltar a vencer fora de casa
Na tabela de classificação, o Peixe ocupa a 17ª posição, mas quando se trata do desempenho fora de casa, o Santos é o segundo pior time do Brasileirão 2023. Dos 30 pontos disputados fora dos domínios, o time paulista somou apenas quatro, com uma vitória, um empate e oito derrotas. Foram três gols marcados e 19 sofridos.
Para enfrentar o América em Belo Horizonte, a principal dúvida do técnico Diego Aguirre é o meia Soteldo. Ele sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo na semana passada, ficou de fora do último jogo e vem se preparando para voltar ao time.
O camisa 10 ainda não treinou em campo com o restante do elenco, mas pode ser relacionado. Quem também pode estar na lista de convocados é o lateral-direito Júnior Caiçara, que vem trabalhando normalmente após a apresentação nesta semana.
Dois jogadores estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo e não enfrentam o Coelho: o volante Dodi e com o atacante Lucas Braga.
Histórico favorável ao Peixe
América e Santos já se enfrentaram 18 vezes na história, sempre pela Série A do Brasileirão. Foram nove vitórias do Peixe, três empates e seis vitórias do Coelho.
A última vitória do Santos como visitante foi em 2011, quando saiu de Minas Gerais com 2 a 1 favorável no placar. No primeiro turno do Brasileirão 2023, o alvinegro venceu por 3 a 2 na Vila Belmiro, em Santos.
América x Santos
Provável América
Matheus Cavichioli; Iago Maidana, Ricardo Silva e Burgos; Rodriguinho, Lucas Kal, Juninho, Martinez e Danilo Avelar; Felipe Azevedo e Rodrigo Varanda (Renato Kayzer ou Paulinho Boia). Técnico: Fabian Bustos.
Provável Santos
João Paulo; Joaquim (João Lucas), João Basso, Alex e Dodô; Rodrigo Fernández, Tomás Rincón e Lucas Lima; Mendoza, Jean Lucas e Marcos Leonardo. Técnico: Diego Aguirre
Motivo: 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 3 de setembro de 2023 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Leone Carvalho Rocha (GO) e Michael Stanislau (RS)
Árbitro de vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Transmissão
Itatiaia no Youtube, a partir das 18h10 (de Brasília)
TV: Premiere.