Ouvindo...

Ronaldo opina sobre técnicos estrangeiros no Brasileirão: ‘Estão mais preparados’

Em entrevista ao podcast Mano a Mano, o dono da SAF do Cruzeiro elogiou principalmente os técnicos portugueses

Ronaldo e Pepa no Cruzeiro

No novo episódio do podcast Mano a Mano, divulgado nesta quinta (6), Ronaldo Fenômeno falou sobre a contratação de técnicos estrangeiros no Brasileirão. O dono da SAF do Cruzeiro argumentou a favor do comando de estrangeiros em times brasileiros e disse que estão mais bem preparados.

“Você vê que hoje, nós temos só na Série A do Campeonato Brasileiro, 9 ou 10 treinadores estrangeiros. Eles estão, na minha opinião, melhor preparado que os brasileiros. Sei que vou ser criticado por isso, muita gente vai achar que eu não tenho patriotismo, que eu prefiro estrangeiro, mas não. É o negócio. É o futebol, futebol é isso. Você tem que contratar os melhores. E hoje não é que não tenha. Tem brasileiro preparado, mas passa a ser uma coisa muito cara também”, comentou o ex-jogador.

O dono da SAF da Raposa ainda elogiou os técnicos portugueses, a exemplo de Pepa, atual técnico do Cruzeiro. “A escola portuguesa de treinadores é maravilhosa e eles aprenderam muito com a gente, com nossos atletas indo jogar lá. Você vê que a qualificação deles (portugueses) está muito à frente dos brasileiros”, disse Ronaldo.

O ex-jogador comprou a SAF cruzeirense em dezembro de 2021 e logo trouxe o uruguaio Paulo Pezzolano para a Raposa. O comandante liderou a campanha de recuperação do Cruzeiro para a Série A e durante a sua passagem participou de 63 jogos, com 34 vitórias, 13 empates e 16 derrotas.

Em março, o treinador deixou a equipe após um acordo com os dirigentes e embarcou para a Espanha para comandar o Real Valladolid, outro time de Ronaldo. Para substituir o uruguaio, o português Pepa assumiu a equipe. Até então, são 17 jogos, com seis vitórias, quatro empates e sete derrotas.

Lista de técnicos estrangeiros do Brasileirão:

  • Renato Paiva do Bahia (português)

  • Pedro Caixinha do Bragantino (português)

  • António Oliveira do Cuiabá (português)

  • Pepa do Cruzeiro (português)

  • Jorge Sampaoli do Flamengo (argentino)

  • Juan Pablo Vojvoda do Fortaleza (argentino)

  • Abel Ferreira do Palmeiras (português)

Luis Castro pelo Botafogo (português), Eduardo Coudet pelo Atlético (argentino), Ivo Vieira pelo Cuiabá (português) e Vítor Pereira pelo Flamengo (português) também tiveram passagens pelo futebol brasileiro em 2023.

Graduada em Jornalismo pela PUC Minas e repórter do portal Itatiaia Esporte. Cobre outras modalidades, especialmente vôlei.