Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Atlético x Cruzeiro: Jemerson se torna recordista em gols contra na história do clássico

Defensor marcou contra mais uma vez neste sábado (30), quando Galo e Raposa empataram por 2 a 2 na Arena MRV, em BH

Jemerson é o primeiro jogador a marcar três gols contra na história do clássico, que teve início há mais de 100 anos, em abril de 1921. Com a bola na rede de Everson neste sábado (30), no empate por 2 a 2 entre Atlético e Cruzeiro, na Arena MRV, no jogo de ida da final do Campeonato Mineiro de 2024, ele chegou a três, superando o também zagueiro Darci Menezes, campeão da Libertadores de 1976 pela Raposa, que jogou contra o patrimônio por duas vezes.

O primeiro gol contra de Jemerson a favor do Cruzeiro foi em 6 de junho de 2015, na primeira vitória celeste no novo Independência. O Galo saiu na frente, com um gol de Luan, e a virada cruzeirense, além do gol do defensor aos 45 minutos do primeiro tempo, teve bolas na rede de Gabriel Xavier e Marquinhos na etapa final.

No primeiro clássico da Arena MRV, em 22 de outubro do ano passado, ele marcou contra aos 41 minutos do segundo tempo o gol da vitória do Cruzeiro por 1 a 0.

Agora, neste sábado, num lance totalmente de azar, pois a ação desastrosa foi de Maurício Lemos, ele marcou contra o primeiro gol cruzeirense no empate por 2 a 2 logo no início da etapa final.

Darci Menezes fez o primeiro gol contra do clássico no Mineirão em 8 de setembro de 1968, num empate por 1 a 1 entre os dois rivais em jogo válido pelo Campeonato Mineiro.

Depois ele voltou a jogar contra o patrimônio em 27 de março de 1977, na primeira partida da final do Campeonato Mineiro de 1976. Reinaldo finaliza passe de Marcelo, a bola desvia no zagueiro cruzeirense e entra no gol de Raul. O árbitro José Roberto Wright anota na súmula gol contra de Darci Menezes.

História

O primeiro gol contra do clássico registrado foi em 17 de novembro de 1929, marcado pelo zagueiro atleticano Binga, numa goleada do Palestra Itália, nome que o Cruzeiro carregou até 1942, por 5 a 2 no Estádio do Barro Preto.

Até gol contra de goleiro o clássico já teve. Kafunga marcou para o Cruzeiro numa derrota do Atlético por 2 a 1, também no Barro Preto.

Craque também balançou as próprias redes no maior clássico mineiro. Em 29 de julho de 1984, o Cruzeiro venceu o Atlético por 1 a 0, pelo Campeonato Mineiro, com um gol contra de Luizinho, um dos maiores zagueiros da história do futebol mineiro e que foi titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982, na Espanha.

Leia também

O Mineirão foi reinaugurado em 3 de fevereiro de 2013, após ficar dois anos e meio fechado para reforma, pois foi uma das sedes das Copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014). O primeiro jogo foi um clássico, vencido pelo Cruzeiro por 2 a 1 com o primeiro gol do novo estádio sendo marcado contra pela lateral-direito atleticano Marcos Rocha.

Neste sábado, após marcar contra, num lance em que a culpa maior foi do parceiro Maurício Lemos, Jemerson praticamente fez um gol evitando que Matheus Pereira marcasse quando estava cara a cara com Everson.

O clássico já teve jogador marcando contra e a favor numa mesma partida. Em 1º de abril de 1990, os dois rivais se enfrentaram pela última rodada do primeiro turno brigando pelo título. O volante cruzeirense Róberson marcou contra aos 17 minutos do segundo tempo, e depois a a favor aos 31, na vitória celeste por 3 a 1.

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro
Leia mais