Ouvindo...

Cruzeiro x Atlético: histórico do clássico que decidirá o título do Mineiro Feminino

Clássico decidirá o título da competição neste domingo (19), no Independência; Vingadoras são as atuais tricampeãs

Cruzeiro e Atlético decidem título

O clássico da capital, entre Cruzeiro e Atlético, será novamente o responsável por definir o campeão do Campeonato Mineiro Feminino. As equipes decidem o título pelo quarto ano consecutivo mas, desta vez, no Independência. A bola rola neste domingo (19), a partir das 15h50 (horário de Brasília).

Histórico do clássico em finais

Os dois rivais se enfrentam pela quarta vez consecutiva na final do Estadual. Em todos os clássicos anteriores, quem levou a melhor foi o Atlético, com três títulos seguidos contra o maior rival. Dessas últimas três finais entre Galo e Raposa, duas foram decididas nos pênaltis, enquanto o Atlético venceu outra por 1 a 0 no tempo regulamentar.

No histórico da competição, as Vingadoras somam nove títulos e um vice, enquanto as Cabulosas têm um título e três vice-campeonatos.

Campanha do Cruzeiro

Dono da melhor campanha da primeira fase, o Cruzeiro foi o responsável pela escolha do palco da partida. Com 87% de aproveitamento, as Cabulosas ficaram na liderança com 13 pontos. Ao todo, foram quatro vitórias - uma delas por 1 a 0 diante do Atlético - e um empate. O melhor ataque também é da equipe celeste: 48 gols marcados. Além disso, sofreu apenas dois gols.

Na fase semifinal, o Cruzeiro enfrentou o Nacional e passou pelo adversário com tranquilidade. Na primeira partida, fora de casa, construiu uma goleada de 5 a 0. Mais aliviado pelo placar, aplicou um placar mais elástico no confronto da volta: 6 a 0.

No Campeonato, o grande destaque das cabulosas é a atacante Byanca Brasil. A camisa 10 é a artilheira do time e da competição, com onze gols marcados.

Campanha do Atlético

O time alvinegro encerrou sua participação na primeira fase na terceira posição, com 10 pontos. O Atlético teve 67% de aproveitamento, com três vitórias, um empate e apenas uma derrota, esta por 1 a 0 para o Cruzeiro.

As Vingadoras dividem o posto de melhor defesa do Mineiro Feminino com o rival deste domingo (19). Ambos sofreram apenas dois gols. Em números ofensivos, a equipe balançou as redes em quinze oportunidades.

Na fase semifinal uma difícil missão: clássico contra o América. Na partida de ida, o Galo foi superior e venceu o duelo por 1 a 0. Já no confronto da volta, no último fim de semana, as Vingadoras abriram o placar e sofreram o empate no fim da partida. No entanto, o 1 a 1 foi o suficiente para a classificação alvinegra.

No setor ofensivo, Emily é o grande destaque da equipe, com três gols marcados na competição.

Finais do Mineiro Feminino entre Atlético e Cruzeiro
  • 2020 - Atlético 2(5)x(3)2 Cruzeiro

  • 2021 - Atlético 1x0 Cruzeiro

  • 2022 - Atlético 1(4)x(1)1 Cruzeiro

Jornalista em formação na UFMG. Apaixonado por futebol e esportes em geral.